F1: Albon vê futuro sombrio para Williams no restante de 2026

Alex Albon não escondeu o pessimismo com a evolução da Williams na temporada 2026 da Fórmula 1. Mesmo reconhecendo o esforço realizado pela equipe para corrigir problemas antigos, o piloto duvida que a grande atualização prevista para Baku seja suficiente para mudar o cenário.

No momento, a Williams ocupa atualmente a nona posição no campeonato de construtores, à frente apenas da Aston Martin e da estreante Cadillac. Albon e Carlos Sainz têm encontrado dificuldades para entrar regularmente na zona de pontuação, enquanto ambos vêm manifestando insatisfação com o desempenho do FW48.

Faça o F1Mania.net sua fonte preferida de notícias no Google e também no Google Discover.

Em entrevista ao Motorsport.com durante o final de semana do GP da Hungria, Albon reconheceu que a equipe identificou as principais deficiências do carro e trabalha para solucioná-las: “Sabemos quais são as fraquezas do carro, sabemos as direções. Acho que, como equipe, o trabalho que está sendo feito na fábrica este ano é o maior esforço que já vi para realmente combater os problemas genéticos que essa equipe tem”, afirmou.

Apesar dos elogios ao trabalho interno, o tailandês-britânico não acredita que a atualização em Baku irá resolver imediatamente as dificuldades: “Se isso vai ser resolvido em Baku? Duvido. Acho que muitas coisas já aconteceram. Essa atualização foi planejada há bastante tempo”, explicou.

F1: Albon vê futuro sombrio para Williams no restante de 2026
Foto: Lucas Miranda / F1MANIA.NET

O piloto também revelou o impacto das limitações do FW48 em sua própria pilotagem: “Honestamente, do ponto de vista da pilotagem, é frustrante porque eu nem consigo realmente pilotar. A equipe não está conseguindo extrair o melhor de mim porque preciso andar muito abaixo do limite”, concluiu.

Siga o F1Mania.net e receba as últimas notícias da Fórmula 1 pelo WhatsApp.

Enquanto Albon adotou um tom cauteloso e até pessimista, o chefe da Williams, James Vowles, manteve uma postura mais confiante durante a pausa em agosto. Ele afirmou que os resultados nas pistas não refletem o trabalho realizado nos bastidores e garantiu que a equipe pretende usar o período para descansar e identificar novas áreas de evolução.

“Nosso compromisso com vocês é que faremos tudo o que pudermos para encontrar cada milissegundo disponível”, disse Vowles. O dirigente acrescentou que parte das mudanças positivas ainda não aparece nos resultados e que a equipe pretende retornar ‘energizada e pronta para terminar o ano com força’.

A pressão sobre a Williams aumenta diante dos sinais de recuperação da Aston Martin, que apresentou uma grande atualização na Hungria e conseguiu se aproximar da zona de pontuação. Esse contraste reforça a necessidade de a equipe de Grove transformar seu trabalho de desenvolvimento em resultados na segunda metade da temporada.