F1: Albon acredita em evolução maior da Williams em 2024

Um sopro de esperança circula na equipe Williams, após uma temporada na Fórmula 1 em 2023 marcada por uma sensível evolução. Alex Albon prevê avanços ainda maiores para a equipe britânica em 2024. O britânico-tailandês, um dos protagonistas da recuperação da Williams, acredita que os maiores passos da equipe estão reservados para o próximo ano.

Em 2023, Williams conquistou seu melhor resultado no Campeonato de Construtores desde 2017, graças a sete performances com Albon pontuando ao longo do ano, incluindo dois sétimos lugares no Canadá e na Itália.

A chegada de James Vowles, vindo da Mercedes, como chefe de equipe em 2023, foi fundamental para essa ascensão. A contratação de Pat Fry, ex-McLaren, Ferrari e Alpine, como chefe técnico em julho, reforçou ainda mais as expectativas de progresso contínuo.

No entanto, Albon ressalta que o impacto de Vowles no carro de 2023, baseado no chassi de 2022, tinha limites: “Sendo realista, havia apenas algumas coisas que ele poderia melhorar este ano. O carro foi em grande parte projetado no ano passado.”

O piloto explica o foco da Williams em avanços maiores no próximo ano: “Estamos buscando dar grandes passos, não pequenos. Não fazemos pequenos upgrades a cada fim de semana como as equipes de ponta, porque temos muito mais a alcançar.”

“James também adota essa mesma abordagem. Portanto, com a maioria das pessoas que ele está contratando e a forma como está estruturando a equipe, o próximo ano será o verdadeiro ano em que veremos o que James trouxe para o time”, disse ele.

“Claro, ele trouxe coisas para essa equipe. Sua personalidade, a forma como se comunica com o time, o conhecimento sobre pneus, motor e aerodinâmica, que pudemos implementar este ano, mas há um limite. Os maiores passos acontecerão em 2024 e além. Estou bastante confiante nisso”, concluiu.

As palavras de Albon ecoam a declaração que deu ao PlanetF1.com após o GP de Abu Dhabi: “Veremos as recompensas no próximo ano” afirmou, referindo-se à decisão de encerrar o desenvolvimento do carro de 2023 ‘há muito tempo’.

Com uma mentalidade de longo prazo e reforços estratégicos em sua liderança técnica, a Williams parece pronta para alçar voos mais altos em 2024. Os fãs da lendária equipe, inspirados pelas palavras de Albon, aguardam ansiosamente a chegada da próxima temporada com a esperança de uma Williams cada vez mais competitiva.