Alex Albon aconselhou Franco Colapinto a não se deixar afetar pelo prazo de cinco corridas imposto pela Alpine para avaliação de seu desempenho na temporada 2025 da Fórmula 1, a partir do GP da Emília-Romanha neste próximo final de semana. O argentino fará sua estreia com a Alpine em Ímola, substituindo Jack Doohan após apenas seis etapas disputadas na atual temporada.
“Sim, sinto muito por ele”, disse Albon sobre Doohan. “Não o conheço tão bem, mas claramente não teve muito tempo para mostrar seu valor. Acho que ele merecia um pouco mais de tempo, com certeza.”
Albon, que passou a temporada 2021 fora da F1 após ser dispensado pela Red Bull Racing, questionou a decisão da Alpine de realizar uma troca tão cedo no campeonato. Apesar disso, acredita no potencial de Colapinto, com quem dividiu a equipe Williams na parte final da temporada de 2024.
“Conheço Franco. É ótimo para ele ter essa oportunidade, claro. Você fica dividido, sente pelo piloto que saiu, mas sabe que Franco vai dar conta. Acho que ele é muito talentoso”, disse Albon.
O piloto britânico-tailandês também elogiou o desempenho anterior do argentino, que marcou pontos logo em sua segunda corrida pela Williams, no Azerbaijão. Albon destacou que Colapinto precisará de algum tempo de adaptação, mas que já mostrou capacidade para aprender rápido.
“Ele vai levar um tempo para se adaptar, com certeza. Mas também não demorou tanto na Williams. Acho que ele vai ficar bem”, acrescentou.
Por fim, Albon sugeriu que Colapinto não se prenda ao limite de cinco provas estabelecido pela Alpine.
“Acho que, para ele, é mais sobre ignorar essa meta de cinco corridas. É fácil começar a cometer erros quando se está focado nisso. Você precisa se dar um tempo para se adaptar. É pouco tempo, claro, mas acho que ele vai lidar bem com isso”, encerrou o piloto da Williams.