F1 Academy: Doriane Pin lidera primeira sessão de treinos em Jeddah na abertura da temporada 2024

Na abertura da temporada 2024 da F1 Academy, Doriane Pin da equipe Mercedes demonstrou velocidade impressionante ao liderar a tabela de tempos na primeira sessão de treinos livres no Circuito de Corniche, em Jeddah. A piloto se manteve à frente durante a maior parte dos 40 minutos de atividade na pista, cravando um tempo final de 2:04.889 para consolidar sua posição no topo.

Abbi Pulling, competindo pela Alpine, garantiu a segunda posição, ficando a apenas dois décimos de Pin. Aproveitando ao máximo sua última volta, Lia Block, da equipe Williams e pilotando pela ART Grand Prix, saltou para a terceira posição ao cair da bandeira quadriculada.

Com o sinal verde para o início da Rodada 1, as 16 pilotos aventuraram-se na pista com pneus médios. Pin estabeleceu o tempo inicial de referência com uma volta de 2:09.664.

Os tempos rapidamente caíram, com Maya Weug e Bianca Bustamante assumindo brevemente o topo da tabela antes de Pin retomar a liderança com um tempo de 2:06.050. A piloto do carro #28 continuou a impressionar, quebrando a barreira dos 2:05 com 24 minutos restantes.

Com a evolução da pista, ficou claro que havia mais velocidade a ser encontrada. Pulling chegou a ficar mais de um décimo à frente de Pin, mas a piloto francesa rapidamente recuperou o tempo, tornando-se a única a registrar uma volta na casa dos 2:04, finalizando 0.212s à frente de Pulling.

Uma série de melhores tempos pessoais no final da sessão promoveu Block para terceiro, à frente de Nerea Martí no carro da Tommy Hilfiger. A piloto da Ferrari, Maya, teve um bom início de campanha, finalizando em quinto, seguida por Lola Lovinfosse. As companheiras de equipe da Campos Racing, Chloe Chambers e Carrie Schreiner, terminaram próximas, em sétimo e oitavo lugares, respectivamente, enquanto Tina Hausmann, da Aston Martin, e Jessica Edgar completaram o top 10.

A sessão de qualificação, que definirá os grids para as Corridas 1 e 2, está programada para começar às 21:30, horário local.