F1 Academy anuncia pontos na superlicença e participações Wild Card

A F1 Academy não para de trazer novidades para a segunda temporada de vida. Nesta segunda-feira (5), a categoria exclusivamente feminina anunciou que para a temporada 2024 vai passar a distribuir pontos na Superlicença, além de permitir participações Wild Card.

A partir deste ano, a grande campeã vai somar dez pontos para o importante documento para poder correr na F1. A vice-campeã vai levar oito, enquanto a terceira colocada leva cinco. Serão três pontos para a quarta colocada e, por fim, um para quem terminar em quinta.

Não bastando isso, em 2024 também começarão as participações de Wild Cards, ou pilotas que correrão uma única etapa. Em cada uma das passagens do calendário, a categoria irá identificar um talento local para oferecer um assento para correr naquele determinado final de semana.

A operação vai ser tocada pela atual campeã de equipes, a Prema Racing. Portanto, o time, além de seu trio regular da temporada 2024, também vai ser responsável por receber a competidora extra da etapa.

Por fim, também foi feita uma atualização no regulamento esportivo: cada pilota só vai poder competir por duas temporadas na F1 Academy. Segundo o certame feminino, isso servirá para incentivar o avanço das competidoras na escada do esporte a motor profissional.

“Após uma temporada inaugural de sucesso, estamos dando dois passos significativos em 2025. Nosso top-5 recebendo pontos na Superlicença é um atestado da força da F1 Academy na pista e vai ajudar a preencher a progressão a medida que avançam na pirâmide das categorias”, disse Susie Wolff, diretora da categoria.

“A introdução dos Wild Cards vai promover o talento regional, engajar com as comunidades locais e aumentar o rol de talentos nas regiões em que corremos, o que vai ser importante para nosso crescimento de longo prazo e assegurar que estamos criando ainda mais oportunidades para mulheres se envolverem em nosso esporte”, completou.