Evento de lançamento no formato do “F1 75” não será repetido em 2026

A Fórmula 1 decidiu não realizar uma segunda edição do evento de lançamento conjunto de uma temporada, semelhante ao F175 deste ano, para a apresentação dos carros de 2026. A celebração que marcou os 75 anos da categoria em 2025, reunindo todas as dez equipes e vinte pilotos titulares na O2 Arena, em Londres no início do ano, não terá continuidade anual.

O evento F175, que contou com a apresentação do comediante britânico Jack Whitehall e a apresentação das cores dos carros das equipes para 2025, foi um sucesso comercial. Transmitido ao vivo nas redes sociais da F1, o show atraiu mais de 7 milhões de espectadores em todas as plataformas. Os ingressos para a plateia na O2 Arena se esgotaram em vinte minutos, com mais de quinze mil fãs presentes no que foi considerado um sucesso do esporte no entretenimento ao vivo.

Apesar do sucesso, a Fórmula 1, após deliberações com as equipes e partes interessadas, optou por não repetir o formato em 2026. A principal razão é que o evento F175 foi concebido para celebrar o 75º aniversário da categoria, e a intenção é revisitar eventos dessa magnitude apenas em outros marcos significativos, em vez de torná-lo um acontecimento anual.

Outro motivo, é que a FOM (Formula One Management) concluiu que uma segunda edição seria um ‘pesadelo logístico’, especialmente com a entrada em vigor das novas regulamentações técnicas em 2026. A próxima temporada exigirá que as equipes utilizem carros construídos do zero, tanto em termos de chassi quanto de unidades de potência.

Para se preparar para essas mudanças, as dez equipes atuais e a Cadillac, que vai entrar na categoria no próximo ano, irão participar de dois testes de pré-temporada em três dias. O primeiro teste, provavelmente em Barcelona, ocorrerá a portas fechadas em janeiro, seguido por outro no Circuito Internacional do Bahrein antes do GP da Austrália em março, que abrirá a temporada 2026.

A realização de um evento na escala do F175 em meio a uma pré-temporada tão movimentada, foi considerada uma distração desnecessária pelas equipes, partes interessadas e pela própria FOM, levando à decisão de não prosseguir com a repetição do evento. No entanto, a Fórmula 1 permanece aberta à realização de eventos de lançamento de temporada no futuro.

O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ o GP do Canadá com o jornalista Rodrigo França.

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.