Doriane Pin domina sua primeira sessão de qualificação na F1 Academy em Jeddah

Doriane Pin, integrante do programa de jovens pilotos da Mercedes Formula 1, demonstrou domínio absoluto em sua estreia na sessão de qualificação da F1 Academy em Jeddah, conquistando a pole position dupla. Após se destacar nas corridas iniciais de Fórmula 4 na Ásia durante o inverno, Pin liderou a sessão de treinos da manhã por 0.212 segundos e assumiu rapidamente o controle da qualificação nos primeiros 10 minutos.

Nesse momento, apenas Abbi Pulling se encontrava a menos de um segundo do tempo de Pin e parecia pronta para desafiá-lo até que sofreu uma grande travada. Com seis minutos restantes, Pin melhorou seu melhor tempo anterior em mais de um segundo, registrando 2m03.472s. Embora não tenha batido esse tempo novamente, também estabeleceu o segundo melhor tempo mais rápido, garantindo a pole position dupla.

Seguindo sua companheira de equipe na Prema, a também estreante na série Maya Weug saltou da última para a segunda posição, ainda a 1.2s de distância, com Pulling melhorando seu esforço logo em seguida para recuperar a P2.

A protegida da Ferrari, Weug, diminuiu a diferença para Pin para um segundo em sua tentativa seguinte, antes de Pulling, apoiada pela Rodin’s Alpine, ir ainda mais rápido para garantir o segundo lugar, finalizando a 0.785s da pole.

Quatro pilotos diferentes ocuparam a quarta posição nos últimos quatro minutos, com Nerea Marti eventualmente levando a melhor à frente de Bianca Bustamante, Lola Lovinfosse e outra estreante na série, Lia Block. Mais duas novatas, Chloe Chambers e Aurelia Nobels, ficaram logo atrás, seguidas por Jessica Edgar.

A MP Motorsport teve uma sessão difícil com suas três pilotos apoiadas pela Red Bull, sendo Hamda Al Qubaisi a mais rápida delas na 13ª posição, a 2.5s de Pin.