Com ordem da Mercedes, Bottas deixa Hamilton passar para vencer o GP da Rússia de F1

Lewis Hamilton venceu o Grande Prêmio da Rússia e ampliou sua liderança para 50 pontos depois que o companheiro de equipe Valtteri Bottas claramente deixou ele ultrapassar no meio da corrida.

Bottas, que largou da pole position, manteve a liderança na segunda curva, enquanto Hamilton era pressionado pelo rival Sebastian Vettel. No entanto, o britânico defendeu-se e o trio permaneceu nas mesmas posições até a fase de pit stop da corrida, Bottas foi o primeiro a entrar nos boxes, trocando seus pneus ultramacios pelo composto macio amarelo.

Vettel veio uma volta depois, enquanto a Mercedes optou por manter Hamilton na pista. Com os pneus mais novos, Vettel acelerou e conseguiu passar Hamilton nos boxes, que parou uma volta depois.

No entanto, apesar de reclamar com a equipe pela estratégia errada, Hamilton não ficou para trás por muito tempo, e ultrapassou o alemão na Curva 4. A briga começou duas curvas antes, quando Hamilton tentou ultrapassar, com os dois quase batendo.

Bottas segurou Hamilton por mais nove voltas antes de ser instruído a deixar seu companheiro de equipe passar. O finlandês quase parou e deixou seu companheiro passar, segurando Vettel e garantindo a dobradinha para a Mercedes – a primeira desde o GP da Alemanha deste ano.

Kimi Raikkonen terminou em quarto, seguido por Max Verstappen que fez um corrida impressionante de recuperação largando em 19º.

O holandês abriu caminho rapidamente no grid durante a primeira volta e era o quinto ainda n 9ª volta. Ele assumiu a liderança depois que a dupla da Ferrari e da Mercedes fizeram seus pitstops e manteve uma vantagem consistente para Hamilton.

O companheiro de equipe de Verstappen, Daniel Ricciardo, foi o sexto e estava bem fora do ritmo devido a danos em sua asa dianteira. Charles Leclerc somou seis pontos para a Sauber na P7, que agora está apenas três pontos atrás da Toro Rosso na classificação dos contrutores.

Kevin Magnussen segurou a dupla da Force India e garantiu o oitavo lugar. Sergio Perez e Esteban Ocon trocaram de posição durante a corrida na tentativa de atacar Magnussen, mas foi em vão.

A Fórmula 1 entra em sua “reta final” com cinco corridas para o final da temporada. Na próxima semana, acontece o Grande Prêmio da Japão de F1, AO VIVO e em TEMPO REAL com a F1Mania.

 

Grande Prêmio da Rússia de F1 – Resultado final:

1) Lewis Hamilton (Mercedes)
2) Valtteri Bottas (Mercedes)
3) Sebastian Vettel (Ferrari)
4) Kimi Räikkönen (Ferrari)
5) Max Verstappen (Red Bull/TAG Heuer)
6) Daniel Ricciardo (Red Bull/TAG Heuer)
7) Charles Leclerc (Sauber/Ferrari)
8) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
9) Esteban Ocon (Force India/Mercedes)
10) Sergio Pérez (Force India/Mercedes)
11) Romain Grosjean (Haas/Ferrari)
12) Nico Hülkenberg (Renault)
13) Marcus Ericsson (Sauber/Ferrari)
14) Fernando Alonso (McLaren/Renault)
15) Lance Stroll (Williams/Mercedes)
16) S.Vandoorne (McLaren/Renault)
17) Carlos Sainz (Renault)
18) Sergey Sirotkin (Williams/Mercedes)
OUT) Pierre Gasly (Toro Rosso/Honda)
OUT) Brendon Hartley (Toro Rosso/Honda)