Mike Krack, da Aston Martin, acredita que o AMR22 tem uma fraqueza específica, apesar de introduzir atualizações recentemente. A equipe instalou uma grande atualização em seu AMR22 no GP da Espanha, enviando seu carro para uma filosofia de design semelhante à da Red Bull.
No entanto, a equipe ainda lutou pelo ritmo com mais frequência, apesar da forte corrida de Sebastian Vettel para o sexto lugar no Azerbaijão, que tem sido o ponto alta da temporada para a equipe até agora. Lance Stroll terminou em décimo no Canadá, antes de Vettel adicionar mais alguns pontos para aumentar a contagem da equipe para 18 nesta temporada – o que significa que a Aston Martin está em penúltimo no campeonato de construtores no momento.
O chefe da equipe, Krack, falou sobre a falta de desempenho da Aston Martin em uma coletiva de imprensa no GP da Áustria, dizendo que as pistas recentes não têm se adequado aos seus pontos fortes. “Obviamente, todos sabemos que não tivemos um bom começo [de temporada]”, disse ele aos repórteres. “Acho que nas últimas corridas antes de Silverstone, tivemos pistas que se adequavam às características do carro. Mas agora, os dois últimos circuitos, eles realmente mostraram de novo, uma imagem um pouco melhor de onde realmente estamos.
“E nós simplesmente não estamos performando o suficiente. Nós vimos isso em Silverstone. Nós vimos isso ontem. E precisamos encontrar o nosso caminho para sair de lá. Precisamos trabalhar em nós mesmos.”
Nas primeiras 11 corridas da temporada, Krack explicou que uma característica particular do AMR22 foi descoberta – sendo ela, o fato do carro não gostar de curvas de alta velocidade. Ele revelou que as principais queixas dos pilotos são “sempre sobre aderência e equilíbrio”. “Então, obviamente, quando você força muito – o que eu sempre acho que, quando você tem um carro que não é rápido o suficiente, você força demais, ou tentar forçar demais – então você tem problemas de equilíbrio, mas também tivemos sessões em que ele para ir mais rápido, você precisa de mais aderência”, disse ele.
“Então, nós lutamos com a alta velocidade, em todas as áreas de alta velocidade. No Canadá, havia menos delas [áreas de alta velocidade], em Baku, havia menos delas. O carro está bem, eu acho, em baixa velocidade. E sim, são principalmente curvas de baixa velocidade. Mas assim que vai para alta velocidade, temos problemas.”
Tanto Stroll quanto Vettel ganharam elogios do chefe da equipe por sua abordagem esforçada para tentar corrigir os problemas, com Krack dizendo que houve poucas reclamações de ambos. “Acho que ambos os pilotos, nós realmente temos que tirar o chapéu, como eles lidam com isso, quão construtivos eles ainda são conosco”, revelou ele. “Não há reclamação, absolutamente nada. Tentamos fazer isso juntos, tentamos sair dessa juntos, eles nos dão um retorno muito bom. E seria fácil para eles ficarem frustrados, mas não é isso que acontece. Tanto Lance quanto Sebastian, eles são muito construtivos em todas as reuniões e você não sente nenhuma falta de motivação na situação atual.”
Dado que a principal fraqueza do carro foi identificada, Krack disse que não é tão ruim que, ele tenha medo de ir para locais específicos na segunda metade da temporada, como as altas velocidades em Spa-Francorchamps. “Pessoalmente, estou ansioso por todas as pistas porque acho que é a razão pela qual estamos todos aqui”, disse ele. “Portanto, não há uma pista em que eu diga ‘não quero ir lá porque o desempenho do carro é ruim’. Então, é um desafio.
“Sabíamos quando fomos para Silverstone, ou quando viemos aqui [Áustria], mas ainda assim, você tenta fazer o máximo e tenta fazer o melhor que pode para levar o carro o mais longe possível. E se não funcionar como você espera, você terá que se esforçar mais da próxima vez.”