Ross Brawn pediu às equipes de F1 que votem a favor do aumento do número de corridas de qualificação (sprint) em 2023, para seis eventos, diferentemente dos três desta temporada.
O diretor-gerente de automobilismo da F1, gostou muito do formato do final de semana no GP da Emilia Romagna, que teve a corrida sprint realizada no sábado.
George Russell, por sua vez, descreveu a corrida como uma ‘procissão’, já que ele fez parte do ‘trem’ que se formou do meio do pelotão para trás, e afirmou que a F1 não estaria ouvindo as opiniões da parte de trás do grid.
A F1, no entanto, está determinada a ter seis corridas sprint no calendário de 2023, como era o plano inicial para este ano, mas que foi derrubado pelas equipes devido ao fardo adicional dos novos regulamentos aerodinâmicos nesta temporada e ao trabalho envolvido com os carros.
Com as corridas de qualificação na agenda de uma reunião da Comissão de F1 em Londres nesta terça-feira, Brawn disse: “Queremos discutir o aumento para seis eventos, então gostaríamos de ter seis corridas no próximo ano. Acho que elas (equipes) podem ver o sucesso. Não sabíamos exatamente onde estávamos no ano passado com os carros antigos.”
“Acho que eles podem ver como este ano está alimentando os novos carros e a filosofia dos novos carros. Estou otimista que todos verão o valor disso e o que estamos dando aos fãs.”
“O que devemos lembrar sobre o formato sprint, é que ele também oferece uma ótima sexta-feira. Você tem a qualificação na sexta-feira, temos três dias de ação para os fãs e não podemos ignorar isso”, disse Brawn.
Brawn afirmou, que apesar das alegações das equipes no ano passado sobre os custos adicionais das corridas de qualificação, os times são compensados e isso será feito também, caso haja seis eventos na próxima temporada.”
“Cada corrida sprint tem um subsídio”, disse Brawn. “No momento é três vezes o subsídio, no próximo ano seria seis vezes. Portanto, há um subsídio no teto orçamentário para o evento sprint, e isso será multiplicado pelo número de eventos que tivermos”, concluiu.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon