Gabriel Bortoleto foi eleito ‘Novato do ano’ pela FIA, durante a cerimônia de gala da entidade que está ocorrendo nesta sexta-feira em Ruanda. O piloto recebeu o prestigiado prêmio das mãos de Max Verstappen, campeão da Fórmula 1 nesta temporada. O reconhecimento ao piloto brasileiro veio após uma temporada vitoriosa na Fórmula 2 em seu ano de estreia na categoria, culminando na conquista do título em Abu Dhabi no último final de semana.
Em um discurso emocionado, Bortoleto comentou sobre a intensidade das últimas semanas na disputa acirrada contra o francês Isack Hadjar na F2. “Sim, foi bem maluco. Eu tive duas semanas intensas até Abu Dhabi, em que estive disputando de forma muito acirrada o título com Isack, que está em algum lugar ali na plateia. Parabéns para ele pela temporada que teve, que também foi muito, muito boa”, afirmou o brasileiro.
Bortoleto também fez referência ao prêmio de ‘Novato do Ano’ conquistado por Oscar Piastri na temporada anterior, destacando a importância da conquista para sua carreira. “Estou muito feliz de estar aqui hoje recebendo esse prêmio. Na temporada anterior, tive um bom ano como novato (na F3), mas Oscar também fez uma grande temporada na Fórmula 1 e levou o prêmio. Então para mim, é muito importante conseguir isso pela primeira vez e agradeço muito por esse reconhecimento”, finalizou.
Em 2025, Gabriel Bortoleto será piloto titular na equipe Sauber na Fórmula 1, onde terá a oportunidade de consolidar sua carreira na elite do automobilismo mundial.