Biocombustível é tema de discussão na F1

A Fórmula 1 deu vários passos importantes em direção ao futuro nos últimos anos. O teto orçamentário deve garantir uma competição mais justa, e com uma gama de jovens talentos, também parece bom em termos esportivos. Mas e quanto à imagem sustentável da Fórmula 1?

De acordo com Andreas Haupt, do Auto Motor und Sport, é absolutamente essencial que o esporte trabalhe nisso o mais rápido possível. Ele prevê que, nos próximos anos, os políticos vão acelerar as decisões que vão banir completamente os carros movidos a combustíveis fósseis. Isso já está acontecendo em algumas cidades.

Isso, é claro, seria uma grande perda para os entusiastas de carros, e a Fórmula 1 seria espremida por motores de combustão interna. É por isso que, na opinião de Haupt, é muito importante que eles ponham em marcha o desenvolvimento e utilização de combustíveis neutros em CO2 o mais rápido possível. Desta forma, o motor de combustão interna pode até ser uma solução mais ecológica do que um carro totalmente elétrico.

E é verdade que os fabricantes estão um pouco para trás. Eles hesitam quanto aos custos, e portanto, prefeririam introduzir esses combustíveis ao mesmo tempo que os novos motores em 2025 ou mesmo em 2026, ao passo que a introdução de biocombustíveis estava inicialmente planejada para 2023.

Tudo isso apesar de haver um combustível sustentável disponível. Na verdade, a FIA desenvolveu um combustível 100% renovável a partir da biomassa, que agora está disponível para os fabricantes testarem desde o Natal. Haupt acredita que deve ser usado nos GPs dentro de dois anos, no máximo.

O desenvolvimento de outros métodos sustentáveis poderia ser acelerado por meio da cooperação com a indústria aeronáutica. Como os combustíveis sintéticos, em que o processo de produção ainda custa muita energia, e a eletrólise, em que a água se divide em oxigênio e hidrogênio e as moléculas de CO2 podem se ligar a eles.

 

Assine o clube de vantagens F1Mania+, aproveite os benefícios e ajude o site e suas plataformas a crescerem ainda mais. Acesse https://picpay.me/f1mania, busque por @f1mania no app PicPay ou clique aqui e saiba mais.

 

Clique e receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp.

Siga-nos nas redes sociais:
Twitter
Facebook
Instagram

Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

Confira o destaque do nosso canal no YouTube: Massa vai correr na Stock Car e está de mudança para o Brasil:

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon