A Alpine deixou a sessão de classificação neste sábado para o GP do Canadá de Fórmula 1 com sentimentos distintos entre seus dois pilotos. Enquanto Franco Colapinto celebrou um bom avanço e vai largar na décima posição após punições a alguns concorrentes, Pierre Gasly lamentou um Q1 frustrante e parte do fim do grid, em 20º.
Gasly foi contundente ao comentar sua eliminação precoce: “É doloroso ficar fora já no Q1, especialmente porque o carro tinha ritmo para muito mais. Estávamos bem colocados antes da bandeira vermelha, que nos forçou a abortar uma volta forte. Depois no último jogo de pneus, a temperatura não estava ideal, faltou aderência e a volta acabou confusa”, disse ele.
O francês criticou a oscilação entre os jogos de pneus e acredita que a performance real não foi refletida no tempo final: “Foi frustrante. O carro estava bom e deveríamos ter os dois mais à frente no grid. Agora é entender o que aconteceu e pensar na melhor estratégia possível para a corrida, que pode ter oportunidades”, concluiu.

Do outro lado da garagem, Colapinto valorizou o resultado e a evolução em relação aos treinos livres: “Foi um dia melhor para mim. Estava mais confortável no carro e acho que havia potencial para chegar até o Q3. Toquei a parede na última tentativa e perdi tempo, por isso pedi desculpas à equipe. Fizemos boas mudanças de acerto desde ontem, com grande apoio dos engenheiros. Espero que possamos manter esse ritmo na corrida, especialmente com o desempenho promissor das simulações de sexta-feira”, acrescentou.
O consultor da equipe, Flavio Briatore, reforçou o sentimento de frustração com o desempenho geral: “O carro tinha potencial para mais. Franco fez um bom trabalho e talvez pudesse ter terminado ainda melhor. Pierre tinha ritmo para avançar, mas a bandeira vermelha e a falta de uma boa execução atrapalharam. É um dia para ser revisto, pois devemos sempre buscar a perfeição. Amanhã temos que aproveitar o ritmo e buscar pontos”, completou.
O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ o GP do Canadá com o jornalista Rodrigo França.