A Red Bull completa em 2025 seu 20º ano na Fórmula 1. E, neste final de semana, pela quinta vez na história o time trocará um piloto em meio a temporada. Yuki Tsunoda vai fazer sua estreia pela equipe no GP do Japão, marcado para este domingo em Suzuka, após passar os últimos anos na hoje chamada Racing Bulls, e ocupará o lugar de Liam Lawson, que sai do time principal e retorna ao time B. E a dúvida é sobre qual resultado o japonês vai conseguir.

F1MANIA.NET abriu os livros de história da F1 e buscou o desempenho de outros quatro pilotos que tiveram a chance de defender a Red Bull pela primeira vez com a temporada em andamento. E, na maioria dos casos, estes pilotos obtiveram bons resultados em suas estreias pela equipe ligada à fabricante de energéticos.
O primeiro deles foi Vitantonio Liuzzi, que substituiu Christian Klien por quatro corridas em 2005, ano de estreia da Red Bull na F1. O italiano estreou na equipe – e na categoria máxima do esporte a motor mundial – no GP de San Marino daquele ano, e completou a corrida em Ímola com a oitava posição, somando seu único ponto naquele ano.
Na temporada seguinte, em 2006, a Red Bull recorreu aos serviços de Robert Doornbos a partir do GP da China, para substituir o mesmo Klien de 2005. O holandês, que havia feito algumas corridas pela Minardi em 2005 (que se tornaria a atual Racing Bulls já em 2006), fechou a prova em Xangai na 12ª posição, se tornando, até então, o único a não pontuar pela Red Bull no recorte de estreia em meio de temporada.
Outro holandês ganharia um cockpit na Red Bull com o campeonato em andamento em 2016. Max Verstappen migrou para a equipe para ocupar o lugar de Daniil Kvyat, e estreou em grande estilo: se aproveitou de um contato na primeira volta entre os pilotos da Mercedes, Lewis Hamilton e Nico Rosberg, e venceu o GP da Espanha em Barcelona. Foi a primeira vitória da carreira do hoje tetracampeão do mundo.
A última vez que a Red Bull trocou de pilotos no meio da temporada foi em 2019. Naquela ocasião, o tailandês Alexander Albon assumiu a vaga de Pierre Gasly, que começou o campeonato como titular. E Albon também teve uma estreia positiva, terminando o GP da Bélgica com a quinta colocação.
O GP do Japão, que marca a estreia de Tsunoda na Red Bull, será disputado neste domingo, a partir das 2h. A prova terá acompanhamento em tempo real do F1MANIA.NET.