Resultado de Curitiba embola classificação

Numa das provas mais movimentadas da categoria, Marcel Wolfart conseguiu sua primeira vitória em 2007, na segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Pick-up Racing, realizada neste domingo (27) em Curitiba. O feito ficará marcado na história da competição, já que há quase dois anos uma Ford Ranger não vencia. A última conquista foi em julho de 2005, em Santa Cruz do Sul (RS), quando Emerson Duda largou em último e conseguiu uma vitória memorável.

Na prova deste domingo, o pole position Aluízio Coelho liderou até a última volta, quando foi superado por Marcel Wolfart. Mas a grande surpresa foi o terceiro lugar de Franco Stedile (Agrale / Germani), que subiu ao pódio pela segunda vez consecutiva com a pick-up Agrale Marruá preparada pela Gramacho Racing.

Além dele, o outro piloto da equipe, Alexandre Gramacho, cruzou a linha de chegada em quinto, colocando as duas pick-ups da marca no pódio. Agora, Stedile divide a vice-liderança da competição com Eduardo Heinen e Marcel Wolfart. Os três estão um ponto atrás do líder Eduardo Freitas, que chegou aos 21 com o sexto lugar em Curitiba.

Aliás, Heinen, que chegou a essa etapa na ponta da tabela, saiu da prova na primeira volta, quando perdeu o ponto de freada na curva da vitória e foi parar na brita. Outro que estava com boas chances de brigar pela ponta, Nelson Bazzo, abandonou a quatro voltas do final, com o rompimento do cabo do acelerador.

Numa boa prova de recuperação, Stedile, o 12º do grid, foi ganhando posições e na parada para reabastecimento já era o sexto colocado. Depois da parada, partiu em busca do pódio e na entrada do Safety Car, na 18ª passagem, ocupava a quinta posição. “Na relargada, senti que o carro estava muito rápido, mesmo com o desgaste natural de pneus. Por isso, consegui chegar ao terceiro posto e, digamos que por excesso de zelo, não cheguei à vice-liderança”, comemora.

Na última volta, um problema de alimentação do motor da Ranger de Aluízio Coelho, então líder da prova, permitiu que Marcel Wolfart fizesse a ultrapassagem na reta dos boxes. Stedile se aproveitou da situação e colocou a pick-up lado a lado com a do carioca na reta oposta. “Mas na curva resolvi recolher o carro, para evitar o choque, já que ele veio me fechando. Pensei no Campeonato”, afirma o piloto da Gramacho Racing.

Aliás, o chefe da equipe, Alexandre Gramacho, que corre com a outra Agrale Marruá, considerou a prova “fantástica”. “Foi muito mais do que imaginava. Sabia que o carro estava bom, mas não tinha pretensão de chegar em quinto. Foi como um sonho subir ao pódio”, afirma Gramacho, que já disputou campeonatos regionais em Brasília, na década de 90.

Agora, a categoria segue para a Capital Federal, onde realiza uma rodada dupla nos dias 9 e 10 de junho, correndo pelo anel externo no sábado e no circuito misto no domingo. “Estamos confiantes em mais um bom resultado, já que a equipe é oriunda de Brasília e conhece bem os dois traçados”, finaliza Stedile.

RESULTADO – 2ª ETAPA – CURITIBA (PR)

1º – Marcel Wolfart (SC) – Ranger – 41:14.805

2º – Aluizio Coelho (RJ) – Ranger – a 1s563

3º – Franco Stedile (RS) – Marruá – a 3s331

4º – Rogério Castro (GO) – S10 – a 6s297

5º – Alexandre Gramacho (DF) – Marruá – a 14s206

6º – Eduardo Freitas (RS) – S10 – a 19s367

7º – Herberto Heinen (RS) – S10 – a 23s323

8º – Kau Machado (PR) – Ranger – a 23s993

9º – Anderson Toso (RS) – S-10 – 1:33.236

10º – Luiz Reis (SC) – Ranger – a 45s750

11º – Rodrigo Druszcz (SC) – Ranger – a 1 volta

12º – Marcos Ramalho (MS) – S-10 – a 2 voltas

13º – Plínio Pessoa (PR) – S10 – a 4 voltas

14º – Nelson Bazzo (RS) – S-10 – a 5 voltas

15º – Carlos Kray (RS) – S-10 – a 5 voltas

16º – Sérgio Lúcio (DF) – S-10 – a 5 voltas

17º – Emerson Duda (PR) – Ranger – a 17 voltas

18º – Lairton Miranda (DF) – Ranger – a 17 voltas

19º – José Valentini (RS) – Ranger – a 22 voltas

20º – Flávio Marcílio (SP) – Dakota – a 23 voltas

21º – Eduardo Heinen (RS) – S-10 – a 23 voltas

José Luiz Nogueira (SP) – S10 – DESCLASSIFICADO