Líder, Juninho Berlanda pede “pés no chão” antes da decisão

A campanha de Juninho Berlanda na temporada 2023 da Turismo Nacional beira o irretocável. O catarinense de 30 anos ocupa a liderança do campeonato na categoria A desde a primeira corrida, quando triunfou na etapa de abertura do calendário em Goiânia, no início de abril. Daí em diante, o piloto campeão da TN PRO no ano passado enfileirou grandes resultados e, com regularidade notável, conseguiu pontuação suficiente para chegar à última rodada do ano com 77 pontos de frente para seu principal concorrente.

Em 30 corridas realizadas no campeonato, Berlanda venceu 14 delas, ou 46,67% de todas as provas em disputa até agora. Dono também de cinco poles e de incríveis 30 presenças no top-5, o piloto da Pein Competições somou um total de 478 pontos até agora a bordo do seu Toyota Yaris, enquanto seu adversário mais próximo na tabela, Ernani Kuhn, tem 401.

Juninho Berlanda divide com a Pein Competições todos os méritos de um ano impressionante na Turismo Nacional. “Fizemos uma temporada sólida até aqui. Tentamos cometer o mínimo possível de erros e aproveitar a pontuação máxima de cada etapa”.

“Essa grande jornada trata-se de um empenho maravilhoso de toda a equipe, determinação em relação ao acerto do carro, cometer o mínimo possível de erros e também é sobre a comunicação que cada um tem com o outro, o que torna nossos finais de semana leves para buscarmos nossos bons resultados”, destacou.

Sinal de alerta — Mesmo levando em conta a teórica vantagem para Ernani Kuhn, Juninho Berlanda se mostrou atento à fase ascendente do mato-grossense, que faturou seis vitórias nas seis corridas disputadas no fim de setembro na etapa do Velopark, onde despontou como candidato ao título.

Na visão de Berlanda, não dá para abaixar a guarda, até pelo fato de que a pontuação no fim de semana será computada em dobro, de modo que 256 tentos estarão em jogo na rodada final. Desta forma, o catarinense entende que será preciso correr com a calculadora na mão e somar novamente pontos importantes para soltar o grito de campeão.

“Temos 77 pontos na frente do segundo colocado, mas isso não demonstra que teremos vida fácil. Vamos manter o pé no chão, correr com a tabela de pontos em mãos e analisar a cada bateria o que devemos fazer. E sim, com certeza, analisaremos os resultados do Ernani a todo momento para que essa diferença não diminua, visto que a pontuação é dobrada e cada corrida vale muito”, concluiu.

A etapa final da temporada 2023 da Turismo Nacional e a coroação dos campeões acontecem neste fim de semana, entre 1º e 3 de dezembro, no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel, no Oeste do Paraná.

Juninho Berlanda
Data de nascimento: 08/03/1993 (30 anos)
Naturalidade: Chapecó (SC)
Categoria: A
Carro: Toyota Yaris
Número: 17
Equipe: Pein Competições
Números na temporada 2023
Corridas: 30
Vitórias: 14
Poles: 5
Presenças no top-5: 30
Voltas mais rápidas: 17
Pontuação do campeonato: 478 pontos (1º lugar na categoria A)