Em circuito exigente, Ricardo Zonta busca melhor equilíbrio do carro antes da classificação em Cascavel

O primeiro dia de treinos livres da segunda passagem da Stock Car pelo Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel, no oeste do estado do Paraná, a 491 quilômetros da capital Curitiba, na temporada 2023 teve uma condição climática bem diferente da etapa de junho. Em vez de sol e calor, os pilotos encararam tempo nublado, temperatura baixa e até mesmo uma leve garoa em momentos do treino.

Tudo isso complicou a tarefa de encontrar o acerto ideal para a 11ª e penúltima etapa da maior categoria do automobilismo brasileiro, a última antes dos descartes que decidirão os candidatos ao título deste ano na decisão em Interlagos. Um dos competidores que não ficou totalmente satisfeito com o equilíbrio do carro no primeiro dia foi Ricardo Zonta, piloto da equipe Shell-RCM. O paranaense marcou o 14º melhor tempo no primeiro treino livre, mas vai trabalhar com o time para melhorar a aderência na pista.

O paranaense que conta com o apoio da Shell V-Power quer ter mais confiança para poder arriscar nos 3.058 metros do rápido circuito de Cascavel, que conta com curvas de alta velocidade e extremamente desafiadoras, como o temido Bacião. O objetivo agora é analisar os dados obtidos na tarde desta sexta-feira, fazer as modificações no Toyota Corolla #10 e conferir tudo no segundo treino livre, na manhã de sábado.

A classificação para a 11ª e penúltima etapa da temporada 2023 da Stock Car terá transmissão ao vivo no início da tarde de sábado pelos canais sportv. No domingo, as duas corridas serão mostradas, também ao vivo, pela Band e pelos canais sportv.

 

O que ele disse: 

“É uma pista que exige muito do equipamento. A gente está trabalhando para tentar ganhar o máximo de aderência, extrair aderência do carro. É complicado. Ainda não achamos o equilíbrio perfeito para ter um carro neutro e que me faça ter confiança de arriscar. Mas ainda tem mais um treino livre antes da classificação. Vamos concentrar nisso para melhorar o carro.”

Ricardo Zonta

 

Cronograma – Stock Car – Etapa 11 – Cascavel-PR

Sábado, 25 de novembro:
09:15 – Treino Livre 2
11:50 – Warm Up
13:30 – Classificação

Domingo, 26 de novembro:
13:43 – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
14:21 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)