Três meses depois da última visita, o autódromo do Velocitta volta a receber uma etapa da Stock Car Pro Series. Nos dias 28 e 29 de outubro, a caravana da principal categoria do país estará pela segunda vez no ano em Mogi Guaçu (SP) para a disputa da décima, e antepenúltima, etapa da temporada 2023. O traçado do interior paulista é um dos mais desafiadores para pilotos, máquinas e para os conjuntos de freios, formados pelas pastilhas da Fras-le e os discos de freio Fremax, já que cerca de 25% do tempo de volta os pilotos estão com os freios acionados.
“Como o Velocitta é um autódromo que tem freadas em descidas, isso acaba exigindo bastante do freio dianteiro com freadas fortes e temperaturas elevadas por conta disso. O freio pode ser decisivo para os resultados, já que esse pode ser o diferencial para conseguir boas ultrapassagens em um circuito notadamente difícil de passar”, destaca André Brezolin, engenheiro de projeto Fras-le e Fremax.
Atual líder do campeonato, Gabriel Casagrande vê os freios com papel decisivo em uma pista tão exigente como o circuito de 3.443 metros. “O Velocitta é uma das pistas mais técnicas do Brasil. Considero a mais difícil por causa da enorme variedade de curvas. Freadas de todas as intensidades, em subida, em descida… É um circuito completo, o que só destaca a importância de se ter um carro bem ajustado no equilíbrio de freio, porque isso se traduz em tempo de volta. Hoje em dia não podemos nos dar ao luxo de deixar nenhum detalhe escapar. Em uma pista com tantas curvas, isso é um detalhe importante e diretamente ligado ao desempenho e equilíbrio dos freios”, analisou.
Na sexta etapa, que foi disputada no Velocitta no início de agosto, quem garantiu a pole position foi Ricardo Zonta, que também venceu a primeira corrida e teve Gianluca Petecof e Sérgio Jimenez completando o pódio. Na segunda prova, o vencedor foi o argentino Matías Rossi, com Gabriel Casagrande em segundo e Daniel Serra em terceiro.
Da sexta etapa para cá, muita coisa mudou. Quem chegou como líder naquela etapa foi Thiago Camilo, que hoje ocupa a terceira colocação. Gabriel Casagrande, atual líder da categoria, era o segundo colocado. No encerramento da etapa, Camilo seguiu na liderança, com Daniel Serra assumindo a segunda colocação e jogando Casagrande para terceiro.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon