Casagrande começa na frente Super Final da Stock Car em Interlagos

O fim de semana decisivo da temporada 2023 da Stock Car Pro Series começou muito favorável a Gabriel Casagrande. Líder do campeonato às vésperas da etapa que pode lhe consagrar como bicampeão, o piloto da A.Mattheis Vogel comandou o primeiro treino livre no Autódromo de Interlagos, realizado nesta sexta-feira (15). Com o tempo de 1min40s823 na mais rápida das suas 13 voltas completadas, o paranaense garantiu o topo da tabela de tempos e abriu da melhor forma sua jornada na Super Final BRB.O segundo colocado na única sessão de treino do dia foi Nelsinho Piquet. A bordo do Toyota Corolla #33 da Crown Racing, o primeiro campeão da Fórmula E ficou a apenas 0s122 do tempo estabelecido por Casagrande. Bruno Baptista, de Toyota Corolla da RCM Motorsport e embalado pela pole e vitória na penúltima etapa do ano, em Cascavel, foi o terceiro colocado.

O segundo melhor finalista no treino foi Thiago Camilo. Quarto melhor posicionado no campeonato e no treino, o piloto da Ipiranga Racing ficou a 0s420 do tempo do líder da sessão ao virar 1min41s243 depois de dez voltas completadas com seu Toyota Corolla. O paulista foi seguido por outro finalista, Rafael Suzuki (Chevrolet Cruze da Pole Motorsport), que igualmente replicou a posição do campeonato durante o treino livre desta sexta-feira. Matías Rossi, pole e vencedor em julho em Interlagos, marcou o sexto tempo com o Corolla #117 da Full Time Sports.

Guilherme Salas (Cruze da KTF) foi o sétimo mais rápido, seguido por Lucas Foresti (Cruze da A.Mattheis Vogel). Cesar Ramos, companheiro de equipe de Thiago Camilo, concluiu as atividades da sexta-feira em nono, enquanto Daniel Serra, vice-líder do campeonato e principal concorrente de Casagrande na luta pelo título neste domingo, completou a lista dos dez primeiros colocados com o Cruze da Eurofarma RC.

Em treino que teve os 20 primeiros separados por exatamente um segundo, a relação dos demais finalistas foi a seguinte: Ricardo Zonta fechou a tabela de tempos em 20º, logo à frente de Rubens Barrichello. De contrato renovado com a Blau Motorsport para a temporada 2024, Felipe Fraga terminou o dia na 23ª posição.

“Melhor começo possível” — Gabriel Casagrande ostenta retrospecto bastante positivo em Interlagos. O piloto conquistou três vitórias no mítico autódromo paulistano, sendo duas delas nas últimas temporadas, 2022 e 2023. Neste ano, o campeão conquistou a pole e marcou a vitória na Corrida 1 da etapa disputada em 23 de abril.

A forma apresentada durante o treino livre desta sexta-feira aumenta ainda mais a confiança de Casagrande às vésperas de uma das etapas mais importantes da sua carreira.

“A gente sempre inicia com aquele friozinho na barriga e sem saber se o carro vai estar bom, ainda mais por ser no fim de semana mais decisivo da temporada. Entretanto, começamos da melhor maneira possível. Abrir os trabalhos em primeiro lugar mostra que temos um bom equipamento. Estamos na briga, não dá pra cravar ainda que vamos lutar pela pole position amanhã, mas com certeza vamos lutar pelas primeiras posições, que é o que a gente precisa”, disse.

“É ter tranquilidade, sabendo que o carro está bom, brigar bem nas duas corridas e aí coletar o maior número de pontos. E, se Deus quiser, poder escutar aquela mensagem boa no fim de corrida e comemorar o título”, complementou Gabriel.

Programação da Super Final — O movimentado sábado terá mais uma sessão de treino, no período da manhã e, às 12h20, começa a sessão classificatória que vai determinar o último pole position de 2023. O domingo mais especial e importante da temporada tem como uma das atrações a Visitação aos Boxes, na qual os fãs podem interagir com seus ídolos, ver os carros de perto e ainda ganhar brindes, a partir de 12h30.

Às 14h30, a Stock Car acelera para o momento crucial do ano: a definição do campeão. A Corrida 1 da Super Final BRB tem início previsto para 14h30, enquanto a segunda e última prova da temporada está marcada para 15h10. As disputas têm 30 minutos de duração mais uma volta.

A Stock Car Pro Series é transmitida ao vivo pela Band na TV aberta, SporTV e BandSports na TV por assinatura, além dos canais oficiais da categoria no YouTube, Facebook e TikTok.