Ferrari vê vitória em Le Mans como ponto de virada para 2024

A vitória nas 24 Horas de Le Mans renovou as esperanças da Ferrari para a temporada 2024 do Mundial de Endurance. Após garantir o degrau mais alto do pódio, a equipe italiana acredita que volta ao trilho para disputar o título do campeonato.

Desde o início do calendário deste ano, o time do cavalo rampante havia conseguido apenas um pódio ao terminar na terceira colocação em Spa-Francorchamps com Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen.

Com isso, o trio do carro #50 aparecia apenas na distante quinta colocação da classificação com 24 pontos de desvantagem para o Porsche líder com Laures Vanthoor/Kevin Estre/André Lotterer. Quando o assunto é entre os construtores, estava atrás da Porsche e Toyota.

Entretanto, em La Sarthe, viu a sorte mudar. Mesmo largando da quarta colocação, Fuoco/Molina/Nielsen fez bom uso da estratégia para não apenas vencer Le Mans 2024, mas também trazer a segunda vitória consecutiva à marca italiana na tradicional prova do WEC. Ainda, Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi colocaram a Ferrari #51 no pódio no terceiro posto.

O resultado positivo colocou o trio #50 na segunda posição no campeonato de pilotos, apenas seis pontos de desvantagem para os ponteiros. Entre as fábricas, a Ferrari colou na Porsche.

Com o final de semana tão positivo para a montadora, Antonello Coletta, chefe de corrida dos carros esportivos da Ferrari, vê como um ponto de virada para a temporada. “Honestamente, perdemos muitos pontos em Ímola e Spa porque poderíamos chegar [após Le Mans] com três vitórias na mesa. Infelizmente, só temos uma, mas provavelmente a mais importante”, pontuou.

“É normalmente que estejamos no ponto de virada do campeonato e temos a chance de fazer todos nossos melhores esforços para vencer o campeonato. No final, o mundial é o resultado máximo – as 24 Horas de Le Mans e o título. Vencemos muitos campeonatos com a classe GT e por que não com o protótipo”, seguiu.

A próxima etapa da temporada 2024 do Mundial de Endurance marca o retorno da categoria ao Brasil com as 6 Horas de São Paulo, em Interlagos, nos dias 12, 13 e 14 de julho. Para garantir seu ingresso, clique no link.