Ferrari apresenta pintura do 499P para Mundial de Endurance 2025

A Ferrari revelou ao mundo o carro com que vai correr a temporada 2025 do Mundial de Endurance. Nesta sexta-feira (14), a equipe tirou as coberturas do 499P e apresentou uma pintura com um tom de vermelho mais escuro.

O design para os dois carros da AF Corse, os #50 e #51, foram apresentados pela fábrica, que se prepara para sua terceira temporada nos Hypercarros – e ambos vencedores das 24 Horas de Le Mans.

Segundo o comunicado da equipe de Maranello, o novo tom de vermelho “reinterpreta as cores vistas nos carros de corrida da Ferrari nas décadas passadas”, enquanto contrasta com o amarelo ‘Giallo Modena’, que se destaca.

Os detalhes amarelos também foram reposicionados para aparecerem no topo do carro saindo de um lado do sidepod para o outro e se estendendo até os arcos dos pneus traseiros dos dois lados do chassi.

Assim como anunciado previamente, as definições dos trios de pilotos seguem inalteradas pelo terceiro ano no WEC, com Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen no #50, enquanto James Calado, Alessandro Pier Guidi e Antonio Giovinazzi estão no #51.

Antonello Coletta, head de endurance da Ferrari global, comentou que “em 2025, estaremos em nosso terceiro ano consecutivo na classe principal do FIA WEC, com o objetivo de aproveitar todos os resultados fortes que alcançamos até agora e, acima de tudo, nos tornar ainda mais consistentes. Nas temporadas anteriores, tivemos altos e baixos, principalmente porque 2023 foi nosso ano de estreia e, em 2024, a equipe teve que continuar progredindo em uma categoria que ainda era nova para nós.”

“Essa fase de aprendizado continuou e, na temporada de 2025, espero que possamos estar na liderança na luta pelo título do campeonato mundial. Temos que ser humildes, pois estamos competindo contra muitos fabricantes neste campeonato, alguns dos quais são mais experientes do que nós, estando envolvidos nesta categoria há muito mais tempo”, seguiu.

“Fizemos várias mudanças organizacionais e continuamos a fazê-lo. Acredito que demos um passo crucial à frente, principalmente em nosso conhecimento técnico do carro. Vamos lembrar que o desenvolvimento técnico do 499P ocorreu em um período de tempo excepcionalmente rápido e intenso antes de sua estreia nas corridas em 2023. Se tivéssemos mais tempo para começar, poderíamos ter acelerado essa fase de aprendizado, que, em vez disso, continuamos durante as corridas das temporadas de 2023 e 2024″, pontuou.

“Portanto, melhoramos nosso conhecimento do carro e de todas as operações, tanto na pista quanto em Maranello, mostrando crescimento em todas as frentes”, encerrou.