Brown diz que extensão de homologação aumenta ambição da McLaren por Le Mans

A ambição da McLaren em repetir o triunfo em Le Mans segue mais viva do que nunca. Zak Brown comentou como a decisão de estender a homologação para Hypercarros e GTP em dois anos vai dar um respiro extra em toda a análise sobre o futuro no mundo das provas de longa duração.

A equipe britânica já conta com uma vitória nas 24 Horas de Le Mans, que foi conquistada em 1995 com o F1 GTR. Agora, com o novo conjunto de regras, o CEO do time apontou que uma entrada tanto no WEC quanto no IMSA – SportsCar Weathertech, categoria dos EUA -, é “mais uma questão de quando de ‘e se'”.

Em sua fala durante o último final de semana, o dirigente explicou que aumentar o período de homologação de Hypercarros e LMDh para além de 2027 – até 2029 – dá um “respiro extra” para a McLaren. “Custos em todo o automobilismo são extremamente importantes e acho que a extensão definitivamente ajuda nosso modelo de negócio que temos internamente”, afirmou.

“Teríamos de trabalhar em uma janela de tempo de dois anos: se estamos falando em 2026, então, teríamos de tomar a decisão amanhã. Você não quer entrar em uma categoria em sua última temporada”, pontuou.

Zak ainda apontou que a McLaren está avaliando todos os cenários para sua primeira campanha em uma categoria de ponta do Endurance desde os anos 90. “Mas, claramente, se está nessas categorias, você quer vencer Le Mans”, completou.