A Stock Junior terá continuidade na próxima temporada como um Campeonato Paulista, competindo em dois autódromos do Estado (Interlagos e Piracicaba). O anúncio foi feito pelos novos sócios da categoria, o empresário Dito Giannetti, do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), e os pilotos João Marcelo e Rodrigo Stefanini.
O campeonato seguirá o mesmo formato utilizado quando a categoria correu como preliminar da Stock Car, entre 2006 e 2009. A princípio, o grid será de 15 carros – a parte técnica seguirá tendo o apoio da JL Racing.
“Não poderíamos deixar que uma categoria tão importante como a Stock Junior fosse abandonada. Nossa idéia é começar com o Campeonato Paulista, correndo em dois autódromos no Estado, mas também estamos com a expectativa de fazer uma Copa Brasil, correndo fora de São Paulo”, diz João Marcelo, campeão da Stock Junior em 2009, na categoria Master.
Os carros serão os mesmos usados nesta temporada, com o motor de 120 cavalos e atingindo velocidades máximas próximo a 210 km/h. “Será muito interessante para o público do interior paulista ter a oportunidade de ver estes carros andando de perto”, diz Giannetti, explicando que a pista de Piracicaba será ampliada para a extensão de 2.250 metros até abril do ano que vem.
No ECPA também haverá um inédito formato de aluguel de carros de competição, com cinco Stock Jrs a disposição de pilotos que queiram testar o equipamento. “Para o campeonato, nossa idéia é seguir atraindo pilotos que queiram competir no automobilismo nacional, como aconteceu com a Junior nos últimos anos”, diz Stefanini.
O calendário do novo Campeonato Paulista de Stock Junior ainda está sendo planejado, mas os organizadores já adiantam que farão as datas de forma a não coincidir suas corridas com as da Stock Car e do Festival FIAT.