Capacete folheado a ouro celebra 30 anos do legado de Ayrton Senna

Produzida pela Sid Special Paint, responsável pela identidade do capacete original de Senna, edição exclusiva 100% artesanal conta com 41 unidades, em homenagem ao número de vitórias do piloto; Kit contempla ainda expositor e quadro em madeira de lei canela com detalhes em ouro, assinados por Ricardo Barbour

“Um dia o Ayrton entrou no estúdio e pediu para chamar o Sid, meu pai. Quando ele veio, começamos a atendê-lo, fechamos um acordo e fizemos os dois primeiros layouts, que ele usou por um tempo e parou. Então, em 1979, quando ele foi para o Mundial de Kart, é que criamos a pintura que ele usou até o fim da carreira. A gente não sabia, mas estávamos criando a identidade do capacete mais famoso do mundo”.

É assim que Alan Mosca, filho do lendário Sid Mosca, conhecido também como o “mestre dos capacetes”, descreve o momento em que seu pai e ele encontraram com Ayrton Senna e criaram a identidade visual do item que seria o símbolo da garra, amor e determinação do tricampeão da Fórmula 1. “Se fosse um piloto que não tivesse uma atuação como a dele, talvez essa pintura não fosse considerada o que é. Foi criada uma comunicação visual rápida e ele perpetuou essa imagem. Foi a identidade visual certa para o cara certo”, completa Alan.

Agora, em meio às homenagens referentes aos 30 anos do legado de Ayrton Senna, a Sid Special Paint anuncia o lançamento de um item mais do que especial: um capacete folheado a ouro, cuidadosamente preparado para os fãs e colecionadores. Serão produzidas apenas 41 unidades do modelo, todas numeradas e acompanhadas de certificado de autenticidade. O número faz conexão às vitórias do piloto. Cada capacete é acompanhado de seu expositor e um pequeno quadro de Senna, assinado pelo artista Ricardo Barbour. Ambos foram produzidos com madeira de lei canela com detalhes folheados a ouro, incluindo logos e números de série. A moldura do quadro é igualmente de madeira de lei canela, mantendo a consistência e qualidade do conjunto. Na base de madeira do expositor, há uma gaveta que guarda o quadro e os certificados.

O kit pode ser comprado através do seguinte link: https://sidspecialstore.com.br/30-anos-o-legado/
Capacete folheado a ouro celebra 30 anos do legado de Ayrton Senna
“O capacete do piloto é sua identidade dentro do carro, a maneira como ele é reconhecido nas pistas. O capacete do Ayrton é nosso principal ícone, simboliza a força de um legado atemporal que inspira pessoas das mais variadas idades em todo o mundo. O lançamento desta peça comemorativa com os amigos da Sid Special Paint é um momento especial para marca Senna pois reflete 45 anos de uma parceria genuína e vitoriosa”, destaca Thiago Fernandes, COO da Senna Brands, empresa criada pela família do tricampeão para gerenciar as marcas vinculadas ao piloto.

Produção 100% artesanal

O kit exclusivo combina elementos artesanais e materiais nobres, refletindo a grandeza do legado de Senna, e foi planejado há mais de um ano pela família Mosca, em parceria com a Senna Brands, para homenagear as três décadas de legado do piloto. A ideia de trabalhar com ouro veio do poder emblemático da data. Nessa mesma época, a família recebeu a visita de Barbour, recém-licenciado pela Senna Brands. Na ocasião, o artista presenteou a família com um quadro e mencionou a ideia de produzir uma obra comemorativa com ouro. Foi aí que as ideias se encontraram, ambos uniram suas experiências e o conceito do capacete acompanhado de um expositor e uma arte passou a tomar forma.

“Para o capacete, optamos por trabalhar com folhas de ouro genuínas, de 22 quilates, que são extremamente delicadas. É um trabalho artístico muito sutil, Ricardo nos deixou preparados para isso, mas encontramos a pessoa certa para fazer a aplicação. O ouro praticamente tem vida própria, ele deixa suas marcas. Poderíamos dar um ar industrial para o acabamento, mas para nós era extremamente importante esse aspecto rústico. Acredito que o ouro representa com muita verdade toda a história e legado do Ayrton, tudo que aprendi nesses anos todos junto aos fãs que passaram por aqui, e pelos muitos outros que vão passar”, destaca Stella Mosca, sócia-diretora da Sid Special Paint.

Ricardo Barbour, por sua vez, detalha o processo de criação do quadro e do expositor que acompanha o capacete. “Por ser um projeto com folha de ouro, optamos por usar uma madeira de lei canela, que também agrega muito valor a uma obra com proposta 100% artesanal. Acerca da arte, eu sempre trabalho com ideia do capacete ou com o rosto do Ayrton. Mas como neste caso a obra era no capacete, achei interessante trazer na arte um olhar do Ayrton que transmitisse sua paixão, dedicação e foco no que ele fazia. Fizemos a arte em preto e branco para dar um ar premium, que desse destaque para o ouro. Então, é um quadro e um capacete, duas artes em um só produto”, conta.