Lucas Salles começou o final de semana da Porsche Cup na Argentina com o pé direito. No primeiro treino livre oficial realizado na tarde desta sexta-feira (1), nem mesmo as bandeiras vermelhas foram capazes de parar o competidor, que fechou o dia como o mais veloz.
A Carrera Cup era quem abriria as atividades oficiais da principal categoria monomarca no país vizinho. Para a sessão, os pilotos iriam encarar altas temperaturas com o termômetro atingindo os 29ºC e o sol brilhando em um céu de poucas nuvens.
O relógio começou a rodar na Argentina e obviamente os pilotos não perderam tempo para deixarem os boxes. Rouman Ziemkwicz e Paulo Sousa foram os dois nomes que logo começaram a acelerar em Termas de Río Hondo.
Quase dez minutos já haviam sido cumpridos em terras hermanas e os tempos começavam a surgir na tabela. Com 1min44s299, Lucas Salles aparecia na primeira colocação momentânea seguido por Peter Ferter e Alceu Feldmann. Nicolas Costa, atual líder, ainda não havia marcado volta.
Então, com pouco mais de o primeiro quarto ter sido corrido, a primeira interrupção se fez necessária com uma bandeira vermelha na Argentina. Enquanto todos os competidores estavam de volta aos boxes, Costa e Werner Neugebauer, maior vencedor em Termas, eram os únicos a ainda não terem anotado tempo.
Pouco antes do treino ser interrompido, Lineu Pires bateu a marca anterior para saltar para a ponta ao virar 1min44s163, apenas 0s136 à frente do segundo colocado Salles. Ferter, Feldmann e Ayman Darwich fechavam o rol dos cinco mais velozes daquele momento.
Então, após pouco mais de 15 minutos de atividades paradas em Termas de Río Hondo, o treino da Carrera Cup foi retomado. E não demorou para que os pilotos deixassem os boxes e já fizessem voltas rápidas, tanto é que Marçal Müller logo se colocou no segundo posto.
Mas as coisas foram mudando rapidamente na pista argentina e os nomes passando pela ponta da tabela de tempos vinham mudando rapidamente. Miguel Paludo chegou a liderar, mas logo foi superado por Nelson Marcondes, que completou volta em 1min43s887. Entre o primeiro e o 17º colocados, 1s separavam os competidores.
Quando faltavam cerca de dez minutos no relógio, a direção de prova adicionou tempo para compensar a interrupção, subindo para 18 minutos. A ordem era Chico Horta com 1min43s773, Feldmann em segundo, Pires, Paludo, Salles, Marcondes, Franco Giaffone, Müller, Raijan Mascarello e Rodrigo Mello completando o top-10. Costa não tinha tempo.
No número de voltas completadas, Feldmann e Ziemckwicz eram os que mais tinham rodado com 12 giros cada. Por outro lado, com apenas quatro, Bruno Campos e Neugebauer eram os com menor quilometragem até o momento.
Na regressiva restando ainda oito minutos de treinos aos pilotos da Carrera Cup da Porsche, mais uma vez uma bandeira vermelha se fez necessária em Termas. Neste momento, Müller era o mais rápido com 1min43s0s61.
O treino foi retomado e com dois minutos para a bandeirada, Marçal puxa o pelotão seguido por Mello, Feldmann, Monteiro e Horta completando o top-5.
Na bandeira quadriculada, então, Salles conseguiu superar Müller por impressionantes 0s332 para terminar o dia na primeira colocação. Mello, Pires e Feldmann encerram nas cinco primeiras colocações.