A etapa da Porsche Cup que marcou a terceira parada do calendário de 2024 serviu de palco para um projeto para lá de especial. Durante o final de semana em Interlagos, as aprendizes de diferentes frentes do Girls on Track estiveram espalhadas pelo tradicional autódromo de São Paulo para absorver o máximo de conhecimento sobre o mundo do esporte a motor.
Esse é o segundo ano que a principal categoria monomarca brasileira recebe o projeto, organizado pela Comissão Feminina do Automobilismo, presidida pela pilota Bia Figueiredo. Ao longo dos quatro dias – as mulheres chegaram ao autódromo na quinta-feira -, ocuparam espaços dentro de boxes, salas de imprensa e onde mais fossem necessárias.
Em 2023, na estreia da iniciativa, as jovens tiveram a chance de trabalharem como engenheiras e mecânicas em uma das maiores categorias do Brasil. Agora, neste ano, as oportunidades se ampliaram: além das duas anteriores, também foram colocadas vagas para comunicação, além de de pneus, rodas e logística, independente da formação, apenas pelo desejo de aprender.
E o final de semana de Porsche Cup em Interlagos ainda foi coroado com um grande resultado. Na corrida 2 da Sprint Challenge, após largar da terceira colocação, Antonella Bassani assumiu a liderança do pelotão ainda nos primeiros metros e, assim, garantiu a vitória, sua primeira no circuito e a terceira do campeonato. Ainda, na categoria Trophy, Leticia Bufoni conquistou seu primeiro pódio da temporada 2024.
Portanto, falando sobre o programa e a recepção da Porsche Cup ao GoT, Rachel Loh, uma das responsáveis, comemorou os bons números alcançados na edição. “O Girls on Track na Porsche foi novamente um sucesso. Para mim, foi uma das melhores ativações de 2023 e em 2024 nós conseguimos dobrar o número de meninas, então, foi muito legal”, falou ao F1MANIA.NET.
“Conseguimos ainda promover a multidisciplinaridade, trazendo as meninas da comunicação. A Porsche abriu as portas dessa área e de pneus, rodas e logística, para nós também ampliarmos a nossa área de atuação. Então, mulheres que não necessariamente eram da engenharia, mecânica ou comunicação, puderam se inscrever para participar dessa parte. Foi incrível, é uma categoria com uma infraestrutura muito boa, uma receptividade muito boa, os profissionais que trabalham lá estão acostumados a ensinar e a treinar, então, isso é muito bom que a gente consegue deixá-las bem soltas para interagir sem grandes problemas e grandes riscos”, seguiu.
“Estou muito feliz com a entrega de 2024 e quem sabe que seja maior ainda em 2025, já avisei a Porsche Cup que voltaremos. Estou muito feliz de ter dado certo e já ansiosa pelos próximos FIA Girls on Track. Ainda temos mais três estágios de motorsport nesse ano, mas, sem dúvida, essa de Interlagos foi muito especial, principalmente pela atuação das pilotas mulheres. Ter as FIA Girls on Track com a Letícia Bufoni e com a Antonella Bassani foi um ponto a mais, é algo especial que não tem preço”, continuou.
“A Letícia classificar em terceira, a Antonella ganhar a corrida, tipo, largar em 11ª, chegar em quarta e ganhar a corrida domingo, com elas ali torcendo e vibrando e cobrindo, foi indescritível a emoção de estar vivendo tudo isso, fazendo parte de tudo isso, sendo uma das peças que faz essa roda girar. É um motivo de muito orgulho pra mim”, completou.