Marçal Müller é quem vai largar da pole da corrida 1 da Porsche Cup em Portugal. Na classificação realizada neste sábado (28) no Algarve, o competidor anotou o tempo de 1min46s656 para ficar com a melhor volta da sessão.
Quem divide a primeira fila com o competidor do Porsche #544 é Chris Hahn, com Miguel Mariotti e Miguel Paludo, atual líder da classificação geral, completando as quatro primeiras posições e duas primerias filas de saída.
Enquanto isso, Mariotti é quem sai da ponta na classe Carrera Cup Sport e Silvio Morestoni, em uma ótima nona posição geral, é o pole na Rookie.
Saiba como foi a classificação da Carrera Cup da Porsche em Portugal:
Na primeira parte da classificação, então, os pilotos da classe Rookie foram liberados para a pista. Então, com boxes abertos, os primeiros pilotos logo estavam na pista sem perder tempo e dando as primeiras voltas de instalação.
Após os primeiros giros, Silvio Morestoni, então, se colocou na primeira colocação com o tempo de 1min47s243, seguido por Bruno Campos e Flavio Sampaio, os três mais rápidos dos primeiros momentos da tomada.
A sessão acontecia e se desenrolava sem grandes problemas em Portimão, no Algarve. Então, sem grandes mudanças durante os minutos do traçado, a bandeira quadriculada veio e as posições se mantiveram as mesmas.
Agora, chegou a vez dos competidores da classe Sport acelerarem seus Porsches na pista portuguesa. Ainda nos primeiros instantes da classificação, não perderam tempo e logo deixaram o pitlane para as voltas de aquecimento.
Nelson Marcondes, então, com uma marca, em um primeiro momento, 7s917 mais lenta que o ponteiro da tabela, foi o primeiro piloto da classe a ter feito uma volta rápida.
Aos poucos, então, os competidores começavam a se colocar entre as primeiras posições, se ‘intrometendo’ entre os nomes da classe rookie. Ao longo dos minutos, Carlos Campos chegou a rodar sozinho, mas conseguiu retomar o treino sem grandes problemas.
Miguel Mariotti, então, com 1min47s124, se catapultou para a primeira colocação geral, estando em uma posição relativamente confortável para tentar avançar para brigar pela pole. Morestoni, Alceu Feldmann Neto, Seba Malucelli e Nelson Monteiro completavam as cinco primeiras colocações.
Os limites de pista vinham sendo uma questão durante a classificação da Carrera Cup em Portugal, com uma série de pilotos tendo suas voltas deletadas.
Bandeira quadriculada para o segundo grupo e Mariotti foi o mais rápido da Sport, com Feldmann Neto, Malucelli, Monteiro e Marcos Regadas completando os cinco mais rápidos da categoria.
Antes do top-10, então, foram liberados os pilotos gerais da Carrera Cup. Nos primeiros minutos, ainda, os competidores ainda não haviam feito voltas rápidas, apenas aquecendo pneus e reconhecimento de traçado.
Então, com pouco menos de oito minutos para o encerramento do grupo, Antonella Bassani se colocou na segunda colocação geral a apenas 0s008 de Mariotti, sendo a mais rápida momentânea do grupo que estava no traçado.
A medida que o treino acontecia, os tempos vinham aparecendo na tabela. Apesar de Miguel aparecer, aparentemente, intocável na ponta, Antonella era segunda com Thiago Vivacqua e Lucas Salles na sequência – Morestoni, da Rookie, ainda se mantinha em uma excelente quinta colocação.
Então, se aproximando do encerramento do terceiro grupo, Marçal Müller, que já começou andando bem na sexta-feira de treinos, se colocou na primeira posição com o excelente tempo de 1min46s792, único no momento abaixo de 1min47s, a 0s332 de Mariotti.
Encerrada, então, mais uma fase da tomada de tempos e Marçal era o nome a ser batido, com Mariotti, Bassani, Vivacqua, Salles, Miguel Paludo, Morestoni, Chris Hahn, Felamnn Neto e Matheus Comparatto no top-10.
Então, após um breve tempo nos boxes, os dez mais rápidos da classificação da Carrera Cup estavam de volta ao traçado para os últimos dez minutos de sessão e, assim, brigar pela pole-position na primeira das duas etapas em Portugal do calendário.
Morestoni foi o primeiro a se colocar na primeira posição ao fazer 1min50s330, ainda com bastante margem a baixar. Na sequência, então, Comparatto melhorou a volta e saltou para a primeira posição.
Foram nos dois minutos e meio finais que os competidores começavam a baixar seus tempos. Se usando do Boost, o botão de potência extra, Mariotti vinha na pole provisória com 1min46s869, seguido por Vivacqua e Bassani.
As coisas vinham frenéticas nos minutos finais. Com 1min48s656, Müller conseguiu saltar para a ponta, batendo em apenas 0s069 o tempo anterior. Entretanto, Hahn, que chegou a aparecer em primeiro, mas teve a volta deletada, apareceu em segundo a apenas 0s023 do ponteiro.
Entre Müller, o primeiro, e Feldmann Neto, o décimo, todos os competidores estavam separados por apenas 1s.
Bandeira quadriculada, então, e Müller alcançou mais uma pole-position na temporada 2025 da Porsche Cup. Hahn, Mariotti e Paludo completaram as duas primeiras filas de saída.