Porsche Cup atravessa o Atlântico para a maior frenagem da temporada

O quarto encontro da temporada 2024 da Porsche Cup Brasil acontece a oito mil quilômetros de distância: o circuito do Estoril, em Portugal, volta a receber a categoria em 2024 e será a “casa” do campeonato brasileiro por dois finais de semana consecutivos. Neste sábado (22), começa a temporada da Endurance Series, o campeonato de corridas longas, com três horas de duração, nas quais os pilotos correm em dupla. E o retorno se dá com desafios ainda maiores aos discos de freio da Fremax, fornecedora oficial da categoria.

Na última oportunidade em que a Porsche Cup Brasil correu no tradicional circuito português foi em 2019. Então, esta será a estreia dos Porsche 911 GT3 da geração 992, que estrearam na categoria brasileira em 2023 e são equipados com os discos de freio que a Fremax fornece à categoria desde 2008.

O retorno, cinco anos depois, traz a maior freada de todo o calendário, superando a desaceleração de 2,1G e 175 km/h do S do Senna em Interlagos. A frenagem mais forte ocorre ao final da reta principal, de 985 metros. Os carros reduzem de 262 para 79 km/h – uma desaceleração de 2,65 vezes a força da gravidade, e que em apenas 4,4 segundos tira 183 km/h de velocidade do Porsche 911 GT3 992. Para atingir tal performance dos discos de freio da Fremax, o piloto aplica uma força que gera uma pressão de freio superior a 230 bar.

O circuito de 4.182 metros é seletivo, misturando trechos extremamente rápidos com curvas bastante lentas. Outro ponto importante para os discos de freio da Fremax fica na curva 6, onde o piloto aciona o pedal do freio a 235 km/h baixando a velocidade para apenas 94 km/h. São reduções de 180 km/h na primeira curva e 140 km/h na sexta, garantida em poucos metros pelos discos Fremax, que suportam mais de 800ºC em condições extremas de uso.

Serão três as etapas que compõem o campeonato das provas de Endurance da Porsche Cup – e duas delas fora do país: Portugal neste fim de semana, Argentina em 22 de setembro na pista de Termas de Río Hondo e o encerramento em Interlagos, São Paulo, com a corrida de 500 quilômetros.

As corridas de longa duração – à exceção da prova final em Interlagos – têm tempo máximo de 2h30min ou 300 quilômetros, o que coloca os discos de freio que a Fremax fornece à categoria sob rigorosas condições por um longo período de tempo.

Na prova do final de semana, de 300 quilômetros, algumas mudanças e outras novidades entre as duplas, que trazem pilotos profissionais de renome. Rubens Barrichello segue no grid do campeonato de Endurance da Porsche Cup: ano passado, fez dupla com Franco Giaffone, que recrutou Cesar Ramos para a atual temporada; Barrichello, agora, será parceiro de Werner Neugebauer.

Filhos de Rubens, Eduardo e Fernando Barrichello formaram dupla no ano passado. Entretanto, por incompatibilidade de datas, Dudu terá o primo Pipe dividindo o carro, já que Fernando segue competindo na Europa em outra categoria. Outros grandes nomes como Tony Kanaan, Nelsinho Piquet, Gabriel Casagrande, e muitos outros, estão confirmados na prova do final de semana.

A programação do evento, no horário de Brasília, prevê a classificação da Carrera Cup (992) às 12h15 nesta sexta-feira (21) e da Challenge (991) às 13h10. No sábado (22), a corrida, que mistura os carros das duas classes, tem largada às oito da manhã (no horário brasileiro), com transmissão ao vivo pelo YouTube oficial da Porsche Cup Brasil.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.