Müller acerta volta voadora no fim e fatura pole da Porsche Cup em Goiânia

Marçal Müller conquistou neste sábado (9) a pole position para a primeira corrida da etapa de abertura da Porsche Cup. Na rodada final da classificação realizada no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), O piloto do Porsche número 544 registrou nos instantes finais a marca de 1min23s300, garantindo a posição de honra.

A segunda posição ficou com Miguel Paludo, piloto que acabou 0s274 distante do tempo de Müller. Werner Neugebauer vai largar da terceira posição, sendo seguido por Pedro Aguiar. O grupo dos cinco melhores foi completado por Cristian Hahn.

Alceu Feldmann ficou com o sexto lugar no grid, enquanto Lucas Salles vai partir em sétimo, dividindo a quarta fila com Rodrigo Mello. Lineu Pires vai largar do nono lugar geral e da pole position na classe Sport, com Peter Ferter em décimo geral e segundo da classe. Israel Salmen parte da pole position na classe Rookie.

A primeira corrida da etapa de abertura da Porsche Cup será disputada ainda neste sábado, a partir das 14h, com transmissão do canal do F1MANIA.NET no YouTube.

Confira como foi a classificação

Q1 – Rookie
A sessão que definiu as posições de largada começou com os rookies da Carrera Cup partindo para a pista em Goiânia. Após os primeiros instantes, Israel Salmen aparecia na liderança com a marca de 1min25s146, marca pouco mais de um segundo melhor em relação a Gustavo Farah. Com seis minutos para o final da sessão, Gustavo Zanon se colocou em segundo.

Enquanto Salmen baixou seu tempo para 1min24s772, Farah retomou a segunda posição. Zanon voltou ao segundo lugar pouco tempo depois. Edu Guedes e Ramon Alcaraz completavam o top-5 no complemento dos primeiros cinco minutos de sessão.

A atividade chegou aos minutos finais com Salmen baixando ainda mais seu tempo, alcançando 1min25s512, com Zanon distante 0s247. Guedes avançou ao terceiro lugar, seguido por Farah e Marco Pisani. Na volta final da sessão, Guedes melhorou seu tempo, ficando 0s185 distante da pole, que acabou com Salmen.

Q1 – Sport
Os pilotos da Sport saíram para a pista pouco depois da Rookie, com Josimar Júnior sendo o primeiro a registrar tempo, ainda com uma marca muito mais alta em relação aos competidores do grupo anterior. Com cinco minutos de sessão, Raijan Mascarello tomou a liderança geral do treinamento ao cravar 1min24s236, marca batida por Lineu Pires por 0s007.

Os tempos seguiram baixando, e Peter Ferter avançou para a liderança ao marcar 1min24s090. Com dois minutos para o encerramento, Nelson Marcondes rodou com o Porsche número 199, voltando à pista sem maiores problemas. A sessão se encaminhou para o final com Ferter na liderança, Pires, Francisco Horta, Mascarello e Marcondes no top-5.

A sessão chegou ao final sem alterações no grupo dos cinco melhores, com Pires rodando ao buscar melhorar seu tempo, ficando na grama.

Q1 – Carrera
A divisão principal da Porsche Cup foi para a pista para seus dez minutos de classificação no Q1. Após as voltas de aquecimento, o primeiro a marcar tempo foi Alceu Feldmann, que se colocou na quarta colocação geral. Pouco depois, Lucas Salles tomou a liderança, sendo batido segundos depois por Marçal Müller, com 1min23s711.

Mais rápido da sexta-feira, Werner Neugebauer se colocou na segunda posição, sendo seguido por Cristian Hahn. Com pouco mais de dois minutos para o encerramento da sessão, Miguel Paludo avançou ao segundo lugar, 0s171 atrás do tempo obtido por Müller. Christian Fittipaldi, por sua vez, aparecia em 14º na classificação geral, e buscava um lugar no top-10.

A classificação da Carrera chegou ao final com Muller, Neugebauer, Paludo, Rodrigo Mello, Hahn, Sales, Feldmann, Pedro Aguiar, Ferter e Pires avançando ao Q2.

Q2
A rodada final da classificação começou com os pilotos partindo para voltas de aquecimento. O primeiro a registrar tempo foi Feldmann, com 1min38s563. Pouco depois, o paranaense baixou seu tempo para 1min24s417, com Lineu Pires avançando ao segundo lugar instantes depois, sendo seguido por Rodrigo Mello.

A sessão entrou nos três minutos finais com Feldmann melhorando mais uma vez seu tempo de volta, cravando 1min24s114. Mello tomou a ponta pouco depois, mas foi batido por Werner Neugebauer, que cravou 1min23s597, volta mais rápida do final de semana. Müller se colocou na segunda colocação, apenas 0s052 distante do tempo da pole.

Muller tomou a ponta nos segundos finais ao marcar 1min23s300, enquanto Paludo apareceu em segundo, com Pedro Aguiar completando o top-3. A sessão terminou e Muller celebrou a pole position, e Neugebauer se colocando na terceira colocação.