Em Portugal, Porsche Endurance Challenge completa 26 provas nos campeonatos de longa duração

Uma corrida de longa duração no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, há distantes nove anos. Foi assim o início da história do Porsche C6 Bank Endurance Challenge. Desde o dia 21 de novembro de 2015, a categoria dos carros de competição mais produzidos no planeta já disputou 25 provas de longa duração no total, com uma média de três eventos por temporada.

Na ocasião, a prova de 300 quilômetros em Interlagos terminou com a vitória de Marcel Visconde e Pedro Queirolo no carro #15. De lá para cá, o Porsche C6 Bank Endurance Challenge teve no total mais 24 provas. O maior vencedor na categoria principal, chamada atualmente de Carrera Cup, é o paulista Guilherme Salas, com quatro. Sérgio Jimenez, Ricardo Zonta, Werner Neugebauer e Miguel Paludo dividem a segunda posição do ranking, com três triunfos cada um. Na Challenge, é Alan Hellmeister que domina, também com quatro. Nada menos que 12 pilotos estão na segunda posição deste ranking, com duas cada.

No ranking de poles positions, dois pilotos estão empatados na primeira posição: os gaúchos Werner Neugebauer e Miguel Paludo, com cinco cada. O paranaense Ricardo Zonta é o segundo, com quarto. Na sequência vem Dennis Dirani, Sérgio Jimenez e Enzo Elias, com três cada um. Na Challenge, quatro pilotos dominam essa lista: Eloi Khouri, William Freire, Lucas Salles e Rafael Suzuki: todos eles também com quatro.

Nenhum piloto participou de todas os eventos do Porsche C6 Bank Endurance Challenge. Os líderes nas corridas de longa duração são: Rodrigo Mello, Miguel Paludo e Ricardo Zonta, com 24. Na sequência vêm Alan Hellmeister e Werner Neugebauer, com 23. Tricampeão da Stock Car, Ricardo Maurício tem 22 largadas.

Já em títulos, o equilíbrio também domina. Na categoria principal, nada menos que 10 pilotos foram campeões nas corridas de longa duração dos carros de competição mais produzidos do planeta. Alan Hellmeister domina com três títulos, seguido por Miguel Paludo, com dois. Os outros foram Lico Kaesemodel, Ricardo Zonta, Luca Seripieri, Alceu Feldmann, Enzo Elias, Jeff Giassi, Christian Hahn e Diego Nunes. Na divisão Challenge, Hellmeister, Chico Horta e William Freire têm dois títulos cada um.

A temporada 2024 marca o campeonato mais internacional da história do Porsche C6 Bank Endurance Challenge. Ela vai começar em Portugal, no Autódromo Fernanda Pires da Silva, conhecido popularmente como Autódromo do Estoril, distante 31 km da capital Lisboa. A primeira etapa do campeonato de longa distância da categoria será disputada no sábado, dia 22 de junho, com uma prova de 300 quilômetros ou 2h30min de duração máxima no traçado de 4.182 metros e 13 curvas.