Nicolas Costa é mais líder do que nunca da temporada 2023 da Porsche Cup. Na corrida 1 da Carrera Cup em Termas de Río Hondo, realizada neste sábado (2), o piloto saltou para a ponta na largada e dali não saiu mais, garantindo a vitória.
Para a primeira corrida do final de semana, o calor ainda estava presente, apesar de mais suave do que na sexta-feira de treinos livres. Com céu encoberto, o termômetro indicava 24ºC, enquanto o asfalto batia 33ºC e o vento soprava a 15 km/h.
Para o grid de largada, Lucas Salles foi quem alinhou na pole-position em Santiago del Estero. Nicolas Costa, líder do campeonato, foi quem ficou com a melhor volta da classificação, mas uma punição o derrubou para a segunda posição, completando a primeira fila do pelotão.
Luzes apagadas e largada autorizada em Termas de Río Hondo. Nicolas tentou dar o bote em cima de Salles, que manteve a ponta nos primeiros metros, mas o carioca conseguiu deixar o adversário para trás e assumir a ponta do pelotão.
Mais atrás, foi possível ver um incidente envolvendo Lineu Pires, que saiu das posições da ponta, e ficou com o carro preso na brita após um toque com Marçal Müller. Depois, Franco Giaffone também escapou da pista.
Após o início da disputa, a ordem na pista era Nicolas na primeira colocação, puxando Salles em segundo, Miguel Paludo, Werner Neugebauer e Alceu Feldmann completando as cinco primeiras colocações. Neste momento, o carro de segurança se fez necessário na pista.
Relargada autorizada e Costa conseguiu se manter na primeira colocação, enquanto Paludo conseguiu sair mais que Lucas e já começou os ataques em cima do adversário. Enquanto isso, Neugebauer também começava a pressionar o maior vencedor da história da Porsche Cup.
Na categoria Carrera Cup geral, Costa é quem lidera, enquanto Salles puxa o pelotão da Sport. Enquanto isso, na classe Rookie, Bruno Campos é o primeiro colocado – inclusive, foi quem largou da pole-position.
Com 1min43s672, Nicolas fechou a volta mais rápida da corrida, já abrindo uma vantagem de mais de 2s para o restante dos adversários. Acontece que neste momento, nova intervenção do safety-car, dessa vez por conta de uma escapada e abandono de Ayman Darwich.
Bandeira verde e a nova largada foi autorizada. Sem dar chance para o azar, Nicolas conseguiu manter a primeira colocação. Na Sport, Salles também manteve a ponta, enquanto na Rookie, Bruno precisava lidar com os ataques de Carlos Campos.
Costa estava em primeiro, mas Lucas tentava assumir a ponta mais uma vez enquanto lidava com a aproximação de Paludo. Neugebauer e Feldmann completavam os cinco primeiros.
Salles tinha 1s328 de atraso para Costa, enquanto sustentava vantagem de 0s645 para Paludo, terceiro.
A corrida já contava com quatro abandonos: Pires, Georgios Frangulis, que também se enroscou ainda na largada, Franco Giaffone e Darwich.
Bandeira quadriculada e Nicolas Costa garante mais uma vitória na temporada, ampliando ainda mais sua liderança na classificação. Salles termina em segundo e vence na classe Sport, enquanto Paludo, Neugebauer e Feldmann completam o pódio. Bruno Campos vence na Rookie.