Conheça a Sprint Trophy, categoria de entrada da Porsche Cup C6 Bank

Em 2024, o maior evento de GT da América Latina passa a promover oficialmente três campeonatos

A Porsche Cup C6 Bank inaugura a vigésima temporada de sua história com uma grande novidade. Em 2024, pela primeira vez, serão promovidos oficialmente três campeonatos de corridas de curta duração.

Às consagradas Carrera Cup e Sprint Challenge, se junta neste ano a Porsche Sprint Trophy.

Depois de um exitoso programa piloto em 2023, a categoria de entrada é oficializada neste ano como a caçula da categoria dos carros de competição mais produzidos no planeta.

A missão da Trophy é servir como uma porta de entrada aos competidores com pouca ou nenhuma experiência com veículos de corrida.

Seu calendário determina cinco etapas ao longo do ano e os carros usados são os Porsche 911 GT3 Cup da geração 991.1.

Os veículos estrearam na Porsche Cup em 2014, um ano depois de debutarem na Porsche Mobil 1 Supercup nas preliminares de GPs de F1 na Europa e nos EUA. São carros de motor 3.8 litros capazes de gerar até 460 HP.

Como classe introdutória, a Trophy proporciona um programa que mescla atividades competitivas a instruções de pilotagem. Pautado pela segurança e respeitando as etapas de cada participante no processo de evolução e desenvoltura dentro do cockpit, o programa é desenvolvido com a marca tradicional da Porsche Cup C6 Bank: em um ambiente descontraído e familiar, aliando a adrenalina do esporte a motor com à construção de grandes amizades.

Cabe lembrar que, como produto oferecido pela Porsche Cup C6 Bank, a Trophy conserva os principais predicados das demais categorias. Ou seja, também é um campeonato monomarca e monogestão.

Assim, além de todos correrem com carros produzidos na Alemanha pela Porsche e preparados de forma rigorosamente isonômica pela Dener Motorsports no Brasil, não há divisão de equipes. Consequentemente, todos os pilotos são, na prática, companheiros de equipe, compartilhando as áreas de box e de hospitalidade dos eventos, o que confere à Porsche Cup C6 Bank um singular ambiente de espírito esportivo e camaradagem entre os adversários desde 2005, quando a categoria realizou sua primeira corrida.

Assim como na Carrera e na Challenge, a Trophy tem um subcampeonato, a divisão Trophy Sport. Todos os competidores pontuam na Trophy geral, mas apenas alguns competem em ranking à parte, na divisão Sport.

Outra particularidade da Trophy é o formato do fim de semana de etapa. Além de treinos opcionais, cada etapa oferece dois treinos livres de 45 minutos cada (um na sexta-feira e outro no sábado). Há também um treino classificatório de 10 minutos no sábado, estabelecendo a ordem de largada para a corrida de domingo. Cada prova de duração de 20 minutos mais uma volta e normalmente abre as atividades oficiais aos domingos.

A primeira temporada oficial da Trophy tem início em Goiânia, no próximo fim de semana.

Calendário 2024 – Porsche Cup C6 Bank – Trophy
Etapa 1 – Goiânia – 7 a 10 de março
Etapa 2 – Velocitta – 4 a 7 de abril
Etapa 3 – Interlagos – 25 a 28 de abril
Etapa 4 – Interlagos – 22 a 25 de agosto
Etapa 5 – Interlagos – 14 a 16 de novembro