NASCAR terá pilota na pista no final de semana do Dia Internacional da Mulher

A NASCAR anunciou presença feminina durante a Shriners Children’s 500, no circuito de Phoenix Raceway, que acontecerá no final de semana do Dia Internacional da Mulher. Aos 44 anos, a britânica Katherine Legge fará sua estreia na Cup Series.

A pilota é a primeira mulher a correr na divisão principal da categoria norte-americana desde Danica Patrick em 2018, quando a estadunidense disputou a Daytona 500 daquele ano.

Com isso, Legge pilotará o Chevrolet número 78 da equipe Live Fast Motorsports, time comandado pelo casal B.J. e Jessica McLeod. Nascida em Guildford, Inglaterra, a competidores já acumulou cinco largadas na Xfinity Series, a divisão de acesso à Cup, com destaque para um 14º lugar em Road America, em 2018.

Em sua carreira, Katherine começou no kart aos 9 anos, e depois, ingressou em categorias como Fórmula Ford, Fórmula Renault e Fórmula 3, destacando-se como a primeira mulher a conquistar uma pole position em uma corrida da Zetec, em 2000, e a superar o recorde de volta de Kimi Räikkönen em 2001.

Sua atuação no certame internacional começou em 2005, quando triunfou em uma etapa da Toyota Atlantic, tornando-se a primeira mulher a vencer em uma competição de monopostos de prestígio na América do Norte. O feito abriu portas para a Champ Car, onde acelerou até 2007, passando por graves acidentes que testaram sua resiliência.

No ano passado, Legge disputou sete provas da IndyCar pela Dale Coyne Racing com Rick Ware Racing, incluindo a Indy 500, e competiu em eventos selecionados da IMSA.

A Shriners Children’s 500 acontecerá no dia 9 de março e marcará a terceira etapa da temporada 2025, que começou em 16 de fevereiro com a tradicional Daytona 500.