Joey Logano conquista o título da NASCAR Cup 2018

O piloto Joey Logano conquistou neste domingo, dia 18 de novembro seu primeiro título pela NASCAR Cup Series. O competidor da equipe Penske venceu a 36ª e última etapa do campeonato disputado no circuito de Homestead, em Miami. Esta foi sua terceira vitória no ano e garantiu sua 21ª na carreira, e ainda obteve o segundo título da tradicional equipe de Roger Penske na divisão principal da NASCAR. Ele superou seus três adversários na decisão pelos playoffs, no caso dos concorrentes: Martin Truex Jr., Kevin Harvick e Kyle Busch.

Na corrida, Logano liderou no percurso 80 das 267 voltas. Ele assumiu a liderança da prova no início do segundo segmento, contudo ele viu seus três rivais assumirem a ponta em momentos distintos na sequência da corrida quando na disputa na pista tinha a soberania de Truex Jr, além de Kevin Harvick e Kyle Busch nas duas últimas paradas de boxes.

No momento decisivo brilhou a estrela de Logano quando saiu em terceiro lugar no momento do pit stop na última parada para troca de pneus. Kyle Busch havia feito uma parada a menos e com isso ele foi beneficiado com uma bandeira amarela quando faltava 21 voltas para o final da prova, causada por uma colisão do piloto mexicano Daniel Suarez em Brad Keselowski.

Na recomeço Truex então reassumiu a ponta, mas vinha seguido de perto por Logano. O piloto da Penske passou pelo rival restando somente 12 voltas para o final. Com cautela, ele não foi mais alcançado pelo adversário e com tranquilidade então chegou 1s725 na frente do último campeão da temporada passada. Harvick que foi o vencedor do primeiro estágio, ficou em terceiro lugar ao superar Busch, que estava no ritmo mais lento entre os quatro pilotos postulantes ao título.

Kyle Larson, ganhador do segundo segmento da prova bateu sozinho enquanto disputava a ponta. O panorama da última etapa da Nascar teve ao todo a bandeira amarela acionada por cinco vezes. Houve ainda sete líderes e num total de 22 trocas na liderança.

O campeonato terminou com a conquista de Joey Logano marcando 5040 pontos, já Martin Truex somou cinco pontos a menos ao confirmar o segundo lugar da prova e com isso garantiu o vice-campeonato contabilizando 5035 pontos. Logo depois vieram em terceiro lugar Kevin Harvick com 5034 e Kyle Busch 5033.

A próxima temporada da NASCAR terá início no dia 10 de fevereiro na pista de Daytona e o campeonato se encerra no dia 17 de novembro no mesmo circuito de Homestead, em Miami.