Shakedown do novo carro F2 2024 revela avanços e prepara equipes para a temporada

Enquanto as equipes de Fórmula 2 se concentravam na temporada de 2023, nos bastidores o trabalho para preparar o novo carro F2 2024 estava a todo vapor. Pilotos como Felipe Drugovich e Tatiana Calderon realizaram testes cruciais antes das equipes receberem o carro no final do ano passado.

Esta semana, todas as 11 equipes participaram de um evento de shakedown em Barcelona, testando o novo carro. Mas, o que realmente acontece durante um shakedown e por que é tão importante?

Pierre-Alain Michot, Diretor Técnico da Fórmula 2, explica: “O shakedown serve para garantir que as equipes possam testar o carro antes de ir para o Bahrein. Realizado com apenas um carro por equipe, permite que se concentrem totalmente nas operações do carro, sem dividir atenções.”

Durante o shakedown, o foco não é tanto encontrar a configuração ideal para o circuito específico, mas ajudar as equipes a se familiarizarem rapidamente com a nova máquina que será usada nesta temporada. Este evento é a primeira oportunidade das equipes rodarem na pista com os novos carros, garantindo que todas tenham a mesma oportunidade de aprender sobre o novo modelo em comparação com a geração anterior.

Quase todas as equipes utilizaram ambos os pilotos para acelerar o processo de familiarização com os sistemas operacionais do novo carro. Com os procedimentos operacionais estabelecidos e muitos dados para analisar antes dos testes de pré-temporada, o shakedown foi um evento extremamente bem-sucedido para as equipes e o campeonato.

Michot acrescenta: “Queremos ter certeza de que todos os sistemas estão funcionando e que todas as equipes são capazes de entender o novo carro em termos de sistemas, software e eletrônica.”

No final do dia em Barcelona, as equipes e pilotos alcançaram um total de 649 voltas e 3018 km de rodagem, uma quantidade substancial de ação na pista antes do início da temporada. Andrea Kimi Antonelli, da PREMA Racing, foi o piloto mais ativo, registrando 53 voltas por si só.

Com o shakedown concluído, o foco agora se volta totalmente para os dias de testes de pré-temporada em Sakhir em fevereiro. As equipes e pilotos terão três dias de ação na pista antes do início da nova campanha, como parte de seus preparativos finais para a temporada de 2024.

O evento começa em 11 de fevereiro e vai até 13 de fevereiro, antes da primeira rodada que acontece de 28 de fevereiro a 1º de março em Sakhir, no Circuito Internacional do Bahrein.