Mudança nas regras na F2 e F3 em 2024 podem deletar tempos de volta após bandeira vermelha nas classificações

Uma pequena modificação nas regras esportivas para as temporadas da Fórmula 2 e da Fórmula 3 em 2024 foi implementada recentemente, atendendo a um pedido recorrente também na Fórmula 1.

Qualquer piloto que causar uma bandeira vermelha na sessão de classificação poderá ter sua volta mais rápida deletada, segundo as novas regras para as temporadas de 2024 da F2 e também da F3.

Uma revisão nas regras de bandeira vermelha durante a classificação, tem sido pedida há muito tempo na Fórmula 1 e em suas categorias de apoio, onde um piloto, teoricamente, poderia provocar uma bandeira vermelha e encerrar a sessão mantendo a posição de pole position ou uma posição de largada vantajosa.

Na Indy, se um piloto causar uma bandeira amarela, perde seu tempo de volta, e embora o mesmo não tenha sido transferido para as corridas na F1, isso será aplicado nas categorias de apoio já em 2024.

O Artigo 33.5 das Regras Desportivas da F2 e F3 para 2024, agora estabelece: ‘Qualquer piloto que, na opinião dos Comissários, seja a única causa do acionamento de uma bandeira vermelha durante a sessão de treinos classificatórios, não será permitido a participar mais da sessão, e seu tempo de volta mais rápido durante aquela sessão poderá ser deletado’.