Jack Doohan conquistou a pole position para a etapa que define o campeão da temporada 2023 da Fórmula 2. Na classificação realizada na manhã desta sexta-feira (24) no circuito de Yas Marina, o piloto da Virtuosi registrou na melhor das suas voltas 1min35s567, garantindo a posição de honra para o grid de domingo, quando será disputada a corrida principal do final de semana.
A segunda posição no grid ficou com Victor Martins, piloto da ART Grand Prix que foi 0s224 mais lento em relação a Doohan. Kush Maini, da Campos Racing, vai largar da terceira posição, dividindo a segunda fila com Zane Maloney, quarto com a Carlin. O grupo dos cinco melhores no grid ainda conta com Ayumu Iwasa, piloto da DAMS que, sem a pole, deixa a disputa pelo título da temporada.
Dennis Hauger, com um carro da MP Motorsport, garantiu o sexto lugar no grid, sendo seguido por Richard Verschoor, sétimo com um carro da Van Amersfoort. Isack Hadjar, da Hitech, partirá em oitavo, logo à frente de Frederik Vesti, vice-líder do campeonato e piloto da Prema. Enzo Fittipaldi obteve o décimo lugar no grid e, com a inversão do top-10 para a corrida 1, largará da pole position com a Carlin.
Quem não foi bem na atividade foi o líder do campeonato, Théo Pourchaire. O francês da ART Grand Prix, que pode ser campeão já no sábado, teve uma classificação ruim, e partirá somente da 14ª colocação tanto na prova de sábado quanto na disputa de domingo.
A Fórmula 2 realiza as corridas em Abu Dhabi neste final de semana. A primeira prova está marcada para 9h20 de sábado (25), enquanto a segunda tem largada às 6h15 de domingo.