Tessaro encara etapa da F4 Brasil junto com F1 como oportunidade para colocar uma mão na taça

Os jovens talentos do automobilismo nacional terão no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, em São Paulo (SP), uma das melhores vitrines que se pode ter. Correndo como evento suporte do GP Brasil de Fórmula 1, os nomes da Fórmula 4 Brasil terão a atenção de pilotos e equipes da maior categoria do automobilismo mundial nos próximos dias 3, 4 e 5 de novembro. Assim, essa será a principal etapa da temporada 2023 da F4. Um dos destaques da etapa é o jovem piloto Vinícius Tessaro, de apenas 16 anos, que lidera o campeonato com uma vantagem de 23 pontos sobre o vice-líder e representa a Cavaleiro Sports.

A F4 Brasil terá três corridas durante o fim de semana. Duas serão disputadas no sábado (4) e a terceira no domingo (5), todas válidas pela quinta etapa do campeonato. O objetivo de Tessaro é manter os bons resultados que vem acumulando ao longo da temporada e manter, ou até ampliar, a vantagem na classificação.

“Quero fazer boas corridas aqui, claro que eu quero ganhar, mas mais do que pensar em vitórias, temos que pensar no campeonato. Hoje nós estamos liderando e nosso foco principal tem que ser manter ou ampliar a vantagem”, comentou o piloto do carro #30.

A etapa em Interlagos ganha ainda mais relevância por ser a corrida preliminar do GP Brasil de Fórmula 1, o que significa que os olhos do mundo automobilístico estarão voltados para o desempenho dos jovens talentos da Fórmula 4. Para Tessaro, é a oportunidade de mostrar seu talento em um cenário global e, quem sabe, dar mais um passo rumo ao sonho de integrar a elite do automobilismo mundial no futuro.

“Todos que estão aqui tem o sonho de fazer parte de uma equipe de renome mundial, então poder dividir um evento com a elite do nosso esporte é uma oportunidade única e quero tirar o máximo de proveito desta experiência”, comentou Tessaro.

Os pilotos da F4 terão duas sessões de treinos livres na sexta-feira (3) e a classificação no mesmo dia. O formato da classificação permanece o mesmo: valem as duas melhores voltas de cada piloto, sendo que a mais rápida vale para a formação do grid de largada para a Corrida 3 e a segunda melhor volta vale para a formação do grid da Corrida 1. A ordem de largada para a Corrida 2 é definida de acordo com a ordem de chegada na primeira corrida, com a inversão dos oito primeiros colocados do grid.

Até o momento foram realizadas quatro etapas e doze corridas disputadas. Tessaro venceu cinco delas e foi ao pódio em outras duas oportunidades, além de ter registrado a volta mais rápida em sete oportunidades e largado da pole position em três corridas. O piloto lidera o campeonato com 175 pontos, 23 pontos a mais que o vice-líder.