Rafaela Ferreira conquista pole inédita no Fórmula 4 Brasil em Interlagos

Rafaela Ferreira foi o grande nome da sexta-feira (19/04) do BRB Fórmula 4 Brasil em Interlagos. Sensação deste começo de temporada, com dois pódios obtidos na etapa do Velocitta, em março, a competidora da TMG Racing, que já tinha liderado o segundo treino livre no início da tarde, garantiu a pole position da rodada paulistana. A catarinense de 19 anos recém-completados bateu Matheus Comparatto duas vezes: na definição da melhor volta da sessão classificatória, na qual foi 0s021 mais rápida; e também no segundo tempo mais rápido de cada piloto. Neste aspecto, Rafa garantiu o direito de largar na frente pela diferença mínima: apenas 0s001 (um milésimo).

Ferreira chegou em Interlagos com ritmo forte desde os treinos extras, realizados na quinta-feira, mesmo dia em que a competidora completou 19 anos. A volta que garantiu a pole position da corrida 1 foi de 1min36s991. Já o tempo que cravou a primeira posição na corrida 3 foi de 1min36s954.

Com o resultado, Rafa tornou-se a segunda mulher a conseguir a pole position na F-4 Brasil, seguindo os passos de Cecília Rabelo, que conseguiu a façanha em novembro, também em Interlagos, em etapa conjunta com o GP de São Paulo de Fórmula 1.

Disputa acirrada no fim da tarde – A classificação em Interlagos foi marcada pela proximidade entre Rafa Ferreira e Matheus Comparatto, da Oakberry Bassani F4.
Ao longo de toda a sessão, os pilotos se revezaram na ponta da tabela de tempos, sempre melhorando suas voltas. Além de Rafa e Matheus, Ethan Nobels, da Cavaleiro Sports, e o estreante Filippo Fiorentino, também da TMG Racing, apareceram frequentemente com setores entre o top-3.

Na disputa pela ponta do grid na Corrida 3 — determinado pela volta mais rápida da sessão —, Rafa garantiu a posição de honra com 0s021 de diferença para Comparatto. Logo atrás veio Filippo Fiorentino, que anotou 1min37s053. A quarta melhor volta foi de Ciro Sobral, mais um piloto da TMG, que fez 1min37s373. E o argentino Gino Trappa, da Oakberry Bassani F4, fechou o top-5 com 1min37s373.

Já os tempos que definiram o grid da corrida 1 — pela ordem da segunda volta mais rápida de cada piloto — foram ainda mais próximos. Novamente, Rafa e Matheus se estabeleceram na primeira e segunda colocação, respectivamente. Porém, a diferença entre os dois ficou em meramente 0s001. Fiorentino fechou o top-3 ao anotar 1min37s183. Já a quarta posição ficou nas mãos de Gino, 0s250 atrás do estreante do fim de semana, enquanto Ethan Nobels garantiu o quinto tempo da sessão, 1min37s478.

“Foi sensacional! Quando eu saí para a classificação, falaram para mim: ‘Rafa, faz o que você sabe fazer’ e eu saí e me diverti, foi muito legal. Quando fiz a última volta, ainda não sabia da pole. Me falaram só quando eu parei o carro. E foi incrível. Estou muito feliz pelo meu trabalho e pelo trabalho da equipe. Só tenho a agradecer à equipe, aos meus pais, aos patrocinadores e a Deus. Sem eles isso não seria possível. Agora, para fechar a semana, tem que ter vitória!”, declarou Rafa Ferreira.

O BRB Fórmula 4 Brasil continua suas atividades com as corridas 1 e 2 neste sábado, às 08h50 e às 16h35, respectivamente. Já o domingo é reservado para a terceira prova do final de semana, às 14h35. A temporada 2024 tem transmissão ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube, BandSports.