Fefo Barrichello é o mais veloz da quinta-feira na decisão da Fórmula 4 Brasil

Fernando Barrichello roubou a cena dos candidatos ao título da BRB Fórmula 4 Brasil e foi o mais veloz no primeiro dia de atividade na etapa final da temporada em Interlagos. O competidor da Cavaleiro Sports, que ingressou no campeonato apenas na segunda etapa, foi o único a andar abaixo de 1:38 nesta quinta-feira. Em sua melhor passagem, Fefo cravou 1:37.913 no terceiro treino do dia. Foi uma formidável jornada de recuperação, já que o piloto amargou estouro de motor na primeira sessão e usou a segunda sessão apenas como um shakedown.

Outro outsider na disputa do campeonato que fez bonito em Interlagos foi o kartista Gabriel Gomez. Credenciado para realizar um teste pelo seu desempenho no Brasileiro de Kart de 2022, ele assumiu um dos carros da OAKBERRY Bassani e liderou a segunda sessão do dia, com a marca de 1:38.497.

Entre os quatro candidatos ao título da segunda temporada, destaques para o líder do campeonato, Vinicius Tessaro, e para o segundo colocado e campeão rookie, Matheus Comparatto.

No topo da tabela de pontos desde a primeira etapa, o piloto goiano da Cavaleiro Sports liderou a primeira sessão do dia com 1:38.261, foi quinto colocado no segundo treino e terceiro na sessão final.

Já o paulista da OAKBERRY Bassani Racing foi terceiro pela manhã e segundo nas outras duas sessões.

Terceiro colocado no campeonato, Álvaro Cho abriu o dia em nono com o carro da TMG Racing e depois evoluiu para sétimo na segunda sessão. Ele fechou o dia em quarto, a menos de 0.3s da marca de Barrichello e apenas 0.001 do terceiro tempo, cravado por Tessaro.

Já Luan Lopes, também piloto da TMG Racing, abriu o dia com a vice-liderança e foi quarto à tarde. No último treino, fechou em 11º.

A programação de sexta-feira determina dois treinos livres e a classificação, que já vale pontos para o campeonato. A melhor volta na tomada rende dois pontos e a pole-position da corrida 3, que encerra o campeonato no domingo. A segunda melhor volta de cada competidor estabelece a ordem de largada na corrida 1, marcada para a manhã de sábado e cuja ordem de chegada define o grid da corrida 2, na tarde de sábado, com a inversão dos oito primeiros colocados.

A Bandsports exibe ao vivo as três corridas da etapa final, bem como os canais oficiais da categoria em mídias sociais.

Com 70 ponts em jogo, a vantagem de Tessaro é relativamente confortável na liderança do campeonato. O piloto da Cavaleiro Sports acumula 197 pontos, 24 a mais que Comparatto. Cho é o terceiro com 167, e Lopes, o quarto com 145.

O que eles disseram:

“A quinta-feira aqui em Interlagos mostra muito do que venho buscando na temporada, me manter positivo e sempre trabalhando. Tivemos uma quebra de motor no primeiro treino que nos impossibilitou de fazer as duas primeiras atividades do dia. A equipe trabalhou muito duro para conseguir arrumar. Foi um dia positivo, achamos um ótimo acerto do carro. Feliz com o melhor tempo e agora vamos seguir trabalhando para entender onde podemos melhorar para os treinos de amanhã.”

Fefo Barrichello

“Encerrei o dia de testes aqui na F4 Brasil e foi um dia único para mim. Foi a primeira vez andando em um carro de Fórmula aqui em Interlagos, minha primeira vez na pista e também na categoria. Tive poucos testes no carro na Europa e ter essa oportunidade foi incrível. Agradeço ao pessoal da CBA e da Vicar pela oportunidade. Foi um ótimo dia, lideramos uma sessão e conseguimos andar entre os 5 primeiros em todas as atividades.”

Gabriel Gomez

“Tivemos um dia muito produtivo, liderei o primeiro treino e enfrentei problemas nos outros dois. Usamos os treinos de hoje para testar os setups e entender o nosso ritmo. Achamos um que gostamos no último treino e agora é trabalhar em cima deles para ter um bom carro na disputa da pole.”

Vinicius Tessaro

“Sempre bom estar na frente e com um carro bem acertado. Hoje conseguimos andar bem, e entre os candidatos ao título, lideramos dois dos três treinos. Achamos um acerto bom na última sessão e agora é trabalhar em cima dele para encontrar o detalhe que pode ser crucial. Hoje todo mundo andou muito perto nos tempos, então o ajuste fino vai ser fundamental.”

Matheus Comparatto

“Foi um dia difícil, em que desde o primeiro treino livre tivemos que lidar com um composto de pneus novo da Hankook. Antes era supermacio e agora veio o macio. Estamos tentando nos adaptar pois o balanço do carro muda um pouco e levou um tempo para entendermos. No primeiro treino fizemos P9, depois P6 e agora acabou em quarto. Os três que estão disputando o campeonato, considerando Comparatto e Tessaro, estão com diferença de 0.017 apenas. É muito perto e até arrisco dizer que estou um pouquinho melhor porque me faltou encaixar uma volta. Vai ser uma corrida bem disputada e legal de assistir, claro que muito difícil para mim, mas vai ser um final de ano bom”

Álvaro Cho

“Foi um dia muito produtivo para a gente e passamos um jogo de pneu a menos. Mas já deu para sentir que o carro está rápido e que estamos competitivos. Álvaro, Tessaro e Comparatto também estão bem rápidos, então acho que vai ser uma disputa muito divertida e que vença o melhor”

Luan Lopes