Comparatto vence corrida 3 encerrada com safety-car da F4 Brasil no Velocitta

Matheus Comparatto venceu a corrida 3 bastante molhada da Fórmula 4 Brasil no Velocitta. Com condições caóticas neste domingo (24), o piloto aproveitou todas as oportunidades para garantir o degrau mais alto do pódio.

A situação seria bastante complicada para a última corrida do final de semana em Mogi Guaçu. Ainda no grid, a chuva caía forte no circuito, com a pista bastante molhada e, portanto, largada seria atrás do safety-car.

Quem alinhou na pole-position do pelotão foi Álvaro Cho, que garantiu ambas as poles da abertura do campeonato e venceu a corrida 1. Quem completou a primeira fila de saída com o titular da TMG Racing era Luca Zucchini.

Assim que os pilotos saíram atrás do carro de segurança para a volta de apresentação, as condições estavam realmente bastante difíceis. Tanto que Zucchini rodou sozinho após escorregar e precisou ir até a grama para voltar para o traçado e alinhar em último.

Na sequência, Cho precisou ir aos boxes por conta de que a luz de chuva, que fica atrás do carro, não estava funcionando. Com isso, Matheus Comparatto, após os dois primeiros pilotos à sua frente saírem, estava como líder da corrida, que já foi iniciada.

Com 22 minutos para a bandeira quadriculada, as luzes do safety-car apagaram, indicando uma relargada em fila indiana no Velocitta. Matheus estava em primeiro, com Rafaela Ferreira aparecendo na segunda colocação.

Corrida recomeçada e Comparatto manteve a primeira colocação, com Rafa e Gino Trappa completando as três primeiras colocações. No findo do pelotão, Cho e Zucchini vinham em provas de recuperação.

Na volta 6, o líder da corrida já vinha construindo uma vantagem bastante confortável na ponta com mais de 5s do restante dos competidores. Rafa e Grotta completavam as posições do pódio, mas Ethan Nobels já começava a se aproximar para brigar pelas posições do pódio.

Na volta 8, desde o início da corrida, Favarete era o piloto que mais havia escalado o pelotão, tendo ganho cinco postos e aparecendo em sexto. Depois, era Trappa e Ciro Sobral com três colocações cada.

Restando 11 minutos para a bandeira quadriculada, a ordem estava com Comparatto na primeira colocação, seguido por Rafaela, Nobels, Trappa, Grotta, Sobral, Souza, Favarete, Zucchini, Rabelo e Cho.

Quando Ethan estava na perseguição em cima de Ferreira pela segunda colocação, o piloto rodou por conta das condições e foi para a grama. Entretanto, por estar molhada, o piloto estava patinando para tentar voltar para o traçado.

Se aproximando do encerramento da prova, a chuva começou a apertar no Velocitta. Nisso, o safety-car foi necessário mais uma vez, desenhando um fim de prova interessante para a Fórmula 4 Brasil.

Mas por conta das condições, o carro de segurança nunca recolheu e encerrou a prova. Com isso, Comparatto venceu a primeira de 2024, com Ferreira subindo pela segunda vez no final de semana ao pódio e Trappa completando o top-3 do dia.