Comparatto faz valer pole, domina de ponta a ponta e vence quarta na F4 Brasil

Matheus Comparatto é o último vencedor da temporada 2023 da Fórmula 4 Brasil. Na corrida 3 do final de semana, realizada na manhã deste domingo (17), o piloto dominou de ponta a ponta para garantir o degrau mais alto do pódio.

Para o grid desta terceira prova, Matheus Comparatto foi quem alinhou na posição de honra, enquanto Luan Lopes completava a primeira fila. Atrás, Vinicius Tessaro, coroado campeão no sábado, alinhou em terceiro.

Volta de apresentação dada no Autódromo José Carlos Pace e largada autorizada. Matheus conseguir se manter na primeira colocação do pelotão, seguido por Luan. Enquanto isso, Fefo Barrichello tentou se adiantou para assumir a terceira colocação.

Para esta terceira prova do final de semana, Lopes e Barrichello teriam uma diferença maior se comparados com Comparatto, pois o líder só tinha dois pneus novos, enquanto a dupla vinha com um jogo totalmente sem uso.

Com quatro voltas completadas, a ordem na pista era COmparatto na primeira colocação com 0s730 de vantagem em cima de Lopes, segundo, sem conseguir abrir diferença. Fefo, Alvaro Cho e Tessaro completavam as cinco primeiras colocações do pelotão.

Enquanto as posições da ponta se mantinham sem grandes problemas, a briga pelos postos do meio do pelotão estava emocionante. João Tesser começou a se aproximar de Nelson Neto para assumir a sexta colocação, enquanto Neto começava a ameaçar Tessaro para se colocar dentro do top-5.

Após um sábado bastante positivo com Rafaela Ferreira terminando a corrida 2 no pódio, se tornando a primeira mulher a terminar dentro do top-3 na F4 Brasil, o domingo vinha totalmente o reverso. A competidora rodou na largada, precisou pagar um drive-through e com pouco menos de sete minutos para o final, escapou da pista e abandonou.

Neste ponto, 12 giros feitos na disputa, Comparatto estava na primeira posição, com Barrichello na segunda colocação e Luan completando o pódio. Cho vinha em quarto, Tessaro completava o top-5. A briga pelo sexto posto, ocupado por Neto, vinha emocionante já que Tesser e Alexandre Machado vinham na sequência.

Após muita disputa, bandeira quadriculada e Comparatto garantiu não apenas a vitória de ponta a ponta na corrida 3, mas também sagrou-se vice-campeão da Fórmula 4 Brasil 2023. Barrichello e Lopes completaram o pódio do dia e na última corrida do campeonato.