Cho domina de ponta a ponta e vence corrida 1 da F4 Brasil no Velocitta

Álvaro Cho dominou a corrida 1  da Fórmula 4 Brasil no Velocitta. Na corrida feita na manhã deste sábado (23), o piloto fez valer a pole-position para dominar de ponta a ponta e garantir a vitória com mais de 4s de vantagem para o restante do pelotão.

Após a classificação movimentada da sexta-feira, É Álvaro Cho quem vai largar da primeira fila desta corrida 1 no Velocitta. Quem divide a primeira fila com o competidor, que corre apenas esta primeira etapa, é Lucca Zucchini.

Para esta primeira disputa do final de semana de abertura do campeonato, o termômetro marcava 23ºC, enquanto o asfalto chegava a 32ºC. A umidade rodava na casa de 68%, com 34% com chance de precipitação, mas apenas uma chuva leve.

Após a volta de instalação, Matheus Comparatto, que sairia em terceiro, teve problemas. Com isso, o competidor precisou começar a corrida do fundo do pelotão.

Luzes apagadas e saída autorizada em Mogi Guaçu. Cho conseguiu manter a primeira colocação do pelotão, enquanto Rafaela Ferreira, que saiu da quarta colocação, tentou dar o bote para assumir a segunda colocação, mas só avançou um posto.

Primeira volta da corrida completada e a ordem na pista estava com Álvaro na ponta, seguido por Zucchini em segundo, Rafaela em terceira, Ethans Nobels e Rogério Grotta completando o top-5. Enquanto isso, Comparatto já vinha em sétimo.

Na quarta volta, a chuva começou a dar as caras no circuito. Acontece que eram apenas algumas gotas, nada que fosse molhar o asfalto, mas que passaria a exigir uma maior atenção dos competidores.

Cho estava na primeira colocação e já tinha 3s472 de vantagem para Zucchini, segundo. Ferreira, Nobels e Grotta estavam completando os cinco primeiros colocados.

Comparatto vinha aos poucos escalando o pelotão e ganhando posição a posição. Com ainda restando 20 minutos para a bandeira quadriculada, já havia se colocado dentro do top-5 e estava a 9s7 do primeiro colocado, se aproximando cada vez mais de Nobels, o quarto.

Enquanto as colocações do pódio seguiam sem grandes alterações com Cho, Zucchini e Ferreira, Matheus seguia fazendo o trabalho de recuperação escalando o pelotão e agora já sendo o quarto, começando a caçada em cima de Rafaela – estava pouco menos de 3s atrás da competidora.

Com 13 voltas feitas, a ordem estava com Cho em primeiro, seguido por Zucchini, Ferreira, Comparatto, Nobels, Grotta, Sobral, Trappa, Rabelo, Favaretti e Souza.

Com pouco mais de cinco minutos para a bandeira quadriculada, Cecilia Rabelo mergulhou para tentar uma ultrapassagem pela sétima colocação. Quando foi se adiantar em cima de Trappa, a dupla acabou se tocando, mas ambos conseguiram seguir na corrida sem grandes problemas e a pilota se pôs em sexta..

Outro susto foi de Trappa na reta principal, quando rodou sozinho e ficou atravessado na corrida. Os pilotos que vinham atrás, como Sobral,  precisaram desviar, perdendo importante tempo de prova.

Se aproximando do encerramento da corrida, os pneus dos competidores começaram a se desgastar e perdeu ritmo. Inclusive, Cho, que estava em primeiro, vinha perdendo vantagem, apesar de ainda sustentar mais de 4s para o segundo colocado.

Bandeira quadriculada e Álvaro conseguiu a vitória da corrida 1 da Fórmula 4 Brasil no Velocitta. Zucchini e Rafaela completaram o pódio dessa primeira prova deste sábado.