Cho brilha no Velocitta e leva primeira pole do Fórmula 4 Brasil em 2024

Álvaro Cho foi o grande nome da primeira sessão classificatória da temporada 2024 do BRB Fórmula 4 Brasil Certificado pela FIA. Na amena e nublada tarde desta sexta-feira (22), no Autódromo Velocitta, o piloto da TMG Racing não deu chances a ninguém e registrou a melhor volta da tomada de tempos com 1m26s670, que lhe valeu a pole position da Corrida 3, a última do fim de semana de muita velocidade em Mogi Guaçu. Não satisfeito, o jovem de 16 anos ainda registrou a segunda volta mais rápida da classificação — 1m26s707—, garantindo assim o direito de abrir o grid na primeira prova da temporada, na manhã deste sábado.

É a segunda vez que Cho conquista uma pole position no BRB Fórmula 4 Brasil. A primeira aconteceu também na abertura do campeonato, no ano passado, quando o piloto do carro #21 registrou a melhor volta da classificação no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Para a primeira prova do dia, o grid será definido pela segunda volta de cada piloto na classificação, enquanto para a terceira e última disputa do fim de semana, o melhor tempo de cada competidor vai contar para o alinhamento. A segunda corrida da rodada terá seu grid determinado pela ordem da primeira prova, com a inversão dos oito primeiros colocados.

O resultado não foi uma surpresa para o jovem de 16 anos, que elogiou o trabalho feito com os novos integrantes da equipe durante o início do fim de semana. “Sempre é muito bom começar a temporada  assim. Não foi um resultado inesperado porque desde o começo da temporada a TMG vem trabalhando muito em todos os carros. Tanto é que a equipe teve uma evolução enorme. Acho que pouca gente sabe, mas 90% da equipe foi trocada, então é muita gente nova. Todo mundo está muito empenhado”, destacou.

“Gosto muito da Fórmula 4 Brasil, tenho muito carinho por ela. Tenho mais carinho ainda pelo pessoal que está aqui, pelas pessoas que conheci, pelo pessoal da Vicar, da TMG, e até das outras equipes, também. É um ambiente que eu gosto muito, e, se eu pudesse, ficaria até o fim da minha vida aqui. É um lugar muito bom pra mim”, completou Cho, que recebeu o troféu de pole position das mãos de Valentina Piaz, piloto com histórico de muitos títulos no drift.

Como foi a classificação – O clima para a tomada de tempos foi de céu encoberto, mas sem chuva, facilitando o início das voltas rápidas. Ao longo de 20 minutos, os pilotos se revezaram nas primeiras posições, com Cho se mantendo na ponta por um maior período de tempo.

O maior adversário do piloto da TMG foi o campeão rookie de 2023, Matheus Comparatto. Com o carro preparado pela Oakberry Bassani, o piloto demonstrou ser um candidato à pole, mas foi superado por Cho e Lucca Zucchini, que garantiu a segunda posição no grid das corridas 1 e 3. Desta forma, Comparatto vai partir da terceira colocação na prova de abertura e também no encerramento da rodada.

A quarta posição foi conquistada por Rafaela Ferreira, da TMG, enquanto Ethan Nobels vai largar em quinto com o carro da Cimed Cavaleiro.

Para a corrida 3, que acontece no domingo, o top-5 permaneceu o mesmo, com Cho anotando 1m26s670. Zucchini ficou apenas 0s059 atrás, enquanto Comparatto conseguiu deixar a diferença para o pole somente em 0s084. Rafa Ferreira e Ethan Nobels finalizaram suas voltas em 1m27s120 e 1m27s315, respectivamente.

Neste sábado, as corridas 1 e 2 abrem a disputa do campeonato. No domingo, as atividades da etapa se encerram com mais uma prova, a partir de 9h30.

A temporada 2024 do BRB Fórmula 4 Brasil tem transmissão ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube, BandSports.