F3: Boya aproveita incidente, segura Dunne e vence corrida 1 em Barcelona

Mari Boya venceu neste sábado (22) a primeira corrida da quinta etapa da temporada 2024 da Fórmula 3, disputada no Circuito de Barcelona, na Espanha. O piloto da Campos Racing largou da terceira posição, se tornou líder no terceiro giro da corrida, e se defendeu ao longo da disputa de Alex Dunne para sair com a vitória em sua etapa de casa.

A segunda posição ficou com Dunne, piloto da MP Motorsport que tentou se aproximar de Boya, sem conseguir a ultrapassagem. Oliver Goethe, com um segundo carro da Campos Racing, ficou com a terceira posição, completando o pódio. Martinius Stenshorne, piloto que defende a Hitech, foi o quarto, seguido por Laurens van Hoepen, da ART Grand Prix.

Noel León fechou a disputa com a sexta colocação com um carro da Van Amersfoort, sendo seguido por Leonardo Fornaroli, sétimo com a Trident. Dino Beganovic, da Prema, cruzou a linha de chegada com a oitava posição, terminando à frente de seu companheiro de equipe, Arvid Lindblad. Tim Tramnitz, da MP Motorsport, completou a zona de pontos com o décimo lugar.

Na terceira volta da prova, Sami Meguetounif tentou superar Santiago Ramos, seu companheiro de Trident e que liderava a prova, quando tocou o carro do mexicano após passar pela grama na curva 1 do traçado espanhol. No mesmo momento, Callum Voisin e Nikita Bedrin se acharam no mesmo ponto. O lance causou a entrada do Safety Car. Neste momento, Boya tomou a liderança.

A corrida ainda teve uma segunda entrada do Safety Car, ocorrida na 18ª das 21 voltas da prova. Sebastian Montoya tentou ultrapassar Gabriele Mini em disputa pela 11ª colocação quando os dois se tocaram. Ambos pararam na brita, onde ficaram, forçando a direção de prova a acionar a bandeira amarela em todo o circuito pela segunda vez na prova.

A corrida que fecha a quinta etapa da temporada da Fórmula 3 será disputada neste domingo (23), com largada marcada para 5h05.