Dificuldade foi o que não faltou para o brasileiro Patrick Rocha no treino de preparação para a 15ª e a 16ª etapas do Campeonato Inglês de Fórmula Renault, que vão ser disputadas neste domingo no circuito Indy de Brands Hatch. Com apenas 1.974 metros de extensão, o traçado é conhecido pos suas armadilhas, entre elas a temida Paddock Bend, uma curva com aproximação em subida e entrada em descida que impede os pilotos de visualizarem a trajetória ideal antes de já estarem dentro da curva.
Foi essa a dificuldade que Patrick experimentou. Insatisfeito com a 15ª posição entre os 30 participantes, o piloto carioca forçou o ritmo e cometeu um erro na curva do fim da reta dos boxes, exatamente a Paddock Bend. O carro saiu da pista e quebrou a suspensão dianteira direita, dando fim ao treino cerca de 30 minutos antes da bandeirada final de encerramento.
“Foi um erro de novato, daqueles que a gente só admite no kart”, confessa ele. “Não se pode forçar o ritmo com pneus velhos, principalmente se está na hora de colocar os novos, mas foi o que eu fiz. Meu engenheiro queria testar molas mais moles na frente, mas não gostei. Então, resolvi avaliar o comportamento do carro com os pneus bem usados, como se termina uma corrida, e exagerei. O carro começou a escorregar e não aliviei o acelerador, de repente ele saiu de uma vez e não tive como corrigir. Foi uma pena perder a última parte do treino e não usar pneus novos, mas sabemos que aqui em Brands Hatch eles dão um ganho de meio segundo. O que incomoda é que com menos meio segundo eu teria ficado em sétimo, e largando nessa posição no domingo não dá nem para pensar em ganhar. Ainda precisamos melhorar muito”, prevê Patrick.
O melhor tempo do dia foi do líder do campeonato, o inglês Mike Conway, da equipe Fortec. Ele marcou 44s712, à média de 158,874 km/h, superando por 0s143 seu mais próximo oponente, James Jakes, da equipe Aka. Gustavo Sondermann, de São Paulo, foi o 19º, com 45s327, e Patrick o 23º, com 45s558.