O brasileiro Fernando Rees (Puma USA/Mormaii Sunglasses) treinou dois dias na pista de Firebird, no Arizona (EUA), na primeira rodada de testes coletivos da temporada 2005 da Fórmula Toyota Atlantic. O piloto da equipe Brooks Associates foi o mais rápido nos dois dias e aproveitou os treinos para novas experiências no carro. O seu melhor tempo na pista foi de 53s34. “A equipe trabalhou muito bem e a gente conseguiu desenvolver muitas coisas interessantes no carro, que serão úteis para a temporada”, revelou Rees.
No primeiro dia Fernando Rees andou cerca de 90 voltas e passou todo o treino na frente, inicialmente com pneus usados e depois ao utilizar os novos jogos de pneus Yokohama. Junto com o engenheiro Peter Jacobs, Fernando realizou testes de distribuição de peso no chassi Swift. “Como sou o piloto mais leve da categoria, a equipe tirou vantagem disso para melhorar o acerto do carro”, explicou Fernando. “Os resultados foram muito positivos”, acrescentou.
No segundo dia, após quatro voltas no circuito de Firebird o motor Toyota 1.6 do carro do brasileiro quebrou e ele passou boa parte do treino dentro do box. Depois de resolvido o problema do motor foi a vez da bomba de óleo quebrar. No total foram apenas 25 voltas durante todo o dia. “Não é legal ficar parado esperando, mas a equipe se esforçou bastante e ainda consegui terminar o dia na frente”, afirmou o piloto paulista de 20 anos de idade, que faz a sua temporada de estréia na categoria. Apesar dos problemas enfrentados no segundo dia, o brasileiro ficou feliz com o resultado dos testes. “Fiquei muito próximo do recorde da pista e nós sabemos onde ainda podemos melhorar”, sintetizou.
O primeiro treino coletivo da Fórmula Toyota Atlantic confirmou o fenômeno da migração de pilotos da Europa para os Estados Unidos. Além do brasileiro Fernando Rees, que trocou a Fórmula 3 Européia pela categoria norte-americana, o campeonato deste ano terá também pilotos da Alemanha, Inglaterra e Holanda, além dos tradicionais concorrentes dos Estados Unidos e Canadá. A inglesa Katherine Legge, por exemplo, foi um dos destaques dos treinos em Firebird, ficando em segundo lugar no primeiro dia e terminando o cômputo geral de tempos na terceira colocação.
A Fórmula Toyota Atlantic dá a largada para a temporada 2005 no próximo dia 10 de abril, no Grande Prêmio de Long Beach. A prova de abertura do campeonato faz parte da programação da Champcar Series (Fórmula Mundial).
Os seis mais rápidos nos dois dias de treino em Firebird foram:
1) Fernando Rees (BRA), 53s34;
2) Antoine Bessette (CAN), 53s87;
3) Katherine Legge (ING), 53s95;
4) Andreas Wirth (ALE), 54s18;
5) Charles Zwolsman (HOL), 55s00;
6) Dan Selznick (EUA), 55s30.