O piloto paulista Fernando Rees, 20 anos, fechou contrato com a equipe Brooks Racing para disputar a temporada 2005 da Fórmula Toyota Atlantic, na América do Norte. Rees, que em 2004 foi piloto de testes da ASM, mais importante equipe de Fórmula 3 da Europa, inicia agora uma nova fase na sua carreira. “Treinei na Califórnia em janeiro e os resultados foram muito bons. Fiquei bastante impressionado com o carro”, confessou Fernando, que andou no circuito de Buttonwillow, mesma pista onde volta a andar nesta sexta-feira (25/2). “Depois do treino passei a estudar a Toyota Atlantic como uma excelente alternativa”, revelou Rees. “O nível técnico é alto, o campeonato tem um sistema de premiação interessante e oferece boas oportunidades para os patrocinadores”, detalhou o piloto paulista. Essa mudança de rumos também é reflexo da atual situação vivida por jovens pilotos brasileiros no automobilismo europeu. “Do jeito que as coisas andam na Europa, para andar de Fórmula 3 lá você tem que ter apoio de uma montadora ou levar um caminhão de dinheiro para competir”, resumiu o piloto paulista. “Estou seguro que uma boa temporada em uma categoria forte como a Toyota Atlantic pode gerar boas oportunidades tanto na América, quanto na Europa ou até mesmo no Japão”, acrescentou.
Lançada em 1974, a Fórmula Toyota Atlantic já teve vários pilotos ilustres como campeões, como o canadense Gilles Villeneuve e, os norte-americanos Michael Andretti e Scott Goodyear. O Brasil também já fez um campeão na categoria, o sul-matogrossense Hoover Orsi em 2001. Os carros oferecem um pacote técnico muito atraente. O chassi é fabricado pela Swift e possui recursos interessantes, como o efeito-solo, além de monocoque em fibra de carbono, atendendo aos mais exigentes pré-requisitos de segurança. O motor Toyota 1.6 proporciona 240 cavalos de potência e possui um câmbio seqüencial de 6 marchas. Os pneus são da marca japonesa Yokohama e impressionam pelas dimensões, garantindo uma aderência incomum. “O carro segura mesmo! E com o efeito-solo e esses pneus enormes ele é muito rápido de curva”, elogiou Fernando Rees.
A Toyota Atlantic Series é disputada em 12 etapas que variam em circuitos mistos, ovais, de rua e até no aeroporto de Cleveland. As provas são disputadas nas preliminares das etapas da Fórmula Cart, que este ano terá a participação dos brasileiros Bruno Junqueira e Cristiano da Matta, entre outros que negociam vagas na categoria. Além de provas no EUA, os pilotos também correm no México e no Canadá.
A equipe Brooks Racing tem sede em Tucson, no Arizona e é comandada pelo ex-piloto John Brooks. Na temporada 2004, o time contou com a participação em algumas etapas de Al Unser, mais conhecido como “Just Al”, filho do ex-campeão da Fórmula Indy Al Unser Jr. “O pessoal da equipe me recebeu muito bem e estou muito feliz por ter chegado a um acordo com eles”, afirmou Rees, que viajou para os Estados Unidos e irá morar no estado do Arizona, para ficar próximo à equipe. Após as sessões de testes em Buttowillow, Fernando terá mais seis dias de treinos no mês de março, antes da abertura da temporada, em Long Beach, na Califórnia, no dia 10 de abril.
Calendário 2005 (todas provas são preliminares da Fórmula Cart):
1ª etapa: 10 de abril – Long Beach, Califórnia, EUA (circuito de rua)
2ª etapa: 21 de maio – Monterrey, México (circuito temporário)
3ª etapa: 04 de Junho – Milwaukee, Wisconsin, EUA (circuito oval)
4ª etapa: 18 de Junho – Portland, Oregon, EUA (circuito misto)
5ª etapa: 19 de Junho – Portland, Oregon, EUA (circuito misto)
6ª etapa: 26 de Junho – Cleveland, Ohio, EUA (Circuito temporário –Aeroporto)
7ª etapa: 10 de Julho – Toronto, Ontário, Canadá (circuit de rua)
8ª etapa: 17 de Julho – Edmonton, Canadá (circuito de rua)
9ª etapa: 31 de julho – San Jose, Califórnia, EUA (circuito de rua)
10ª etapa: 14 de agosto – Denver, Denver, EUA (circuito de rua)
11ª etapa: 21 de agosto – Road America, Wisconsin, EUA (circuito misto)
12ª etapa: 28 de agosto – Montreal, Quebec, Canadá (circuito temporário)