A Virtual Challenge Cup Series surgiu para fazer algo de diferente no meio do automobilismo virtual, mas se baseou nos carros, regras, calendário e tudo o que a Nascar Cup Series tem em sua categoria real. Em seu primeiro evento de 2020, a simulação – mais uma vez – imitou a vida. Em uma feliz coincidência, Jeff Foitte fez a pole das 500 Milhas de Daytona virtual com o tempo de 47s986 e, assim como na realidade, colocará o #47 na posição de honra, mesma numeração de Ricky Steinhouse Jr.
Esta foi a primeira pole-position de Jeff Foitte. Para muitos, uma zebra, visto que o piloto tem somente um pódio na Virtual Challenge. Porém, quem analisa os resultados recentes, vê um piloto em franca ascenção. Em duas corridas em 2020, o #47 já tem um quinto lugar em Atlanta e uma sexta posição em Dover.
“É uma coincidência muito bacana. Eu ia até correr com a mesma pintura do Steinhouse, mas mudei de última hora. Eu confesso que comemorei muito, fiquei emocionado, mas não esperava. Quem ficou 15 dias trabalhando no setup foi o Alex (Montoanelli) e o mérito é todo dele. Se a pergunta fosse na semana passada, não diria que faria a pole. Quero parabenizar a equipe (Interlagos Motorsport) pela primeira fila e o acerto de corrida está muito bom”, afirmou.
Quem estará ao seu lado na primeira fila é seu companheiro Marcos Bicca, que venceu a The Final de 2019 e fora apontado o piloto da temporada passada. Ele cravou 48s073, a 0s087 de Foitte.
O restante do grid foi definido em duas corridas de 60 voltas. Ambas etapas tiveram enredos diferentes. O primeiro Duel transcorreu sem maiores incidentes, sendo que somente na parte decisiva entrou a bandeira amarela. Em seguida, outro acidente: dessa vez, Carlos Maciel e Alex Montoanelli se acertaram quando estavam disputando a primeira posição.
Sem tempo hábil para a bandeira verde, a vitória ficou com Thiago Vieira, que vai largar na terceira posição nas 500 Milhas de Daytona. O pódio foi completo por Leonardo Barcellos e Michel Batiston, companheiros na SUB Racing e os brasileiros que mais competiram com o carro da Nascar Cup Series na categoria de setup aberto na temporada de 2020 do iRacing.
Já o duel 2 teve um big one logo no início, que envolveu Miguel Paludo e uma série de pilotos. Com isso, o número de candidatos à vitória ficou reduzido e não houve mais bandeiras amarelas. Mesmo assim, o final foi de arrepiar. Marcos Bicca, que já tinha a segunda colocação no grid garantida, queria começar com vitória e vinha até as últimas voltas na primeira posição.
Porém, o #15 sofria com o assédio de Romar Arns e Danilo Coelho, companheiros da Escuderia Sul-Brasil e que trabalhavam pela vitória. Bicca optou por dar a linha de dentro a eles e trabalhar com Alysson Pereira, da Countdown Racing. A estratégia não deu muito certo e abriu caminho para Arns vencer o duel 2 e largar nas 500 Milhas de Daytona na quarta colocação.
Confira o grid de largada para as 500 Milhas de Daytona, marcada para o dia 17, à partir das 20h:
- Jeff Foitte
- Marcos Bicca
- Thiago Vieira
- Romar Arns
- Leonardo Barcellos
- Danilo Coelho
- Michel Battiston
- Alysson Pereira
- Rafael Trindade
- Alexsander Doege
- Laercio Leite
- Wellingson Souza
- Francisco Amaral
- Edgar Montelo
- Endrigo de Castro
- Mike Ramos
- Allan Botelho
- Mauro Gomes
- Marcelo Fernandes
- Renan Scarabelli
- Carlos Maciel
- Cristiano Cangani
- Alex Montoanelli
- Rodrigo Novaes
- Paulo Villas Boas
- Emerson Moreno
- Carlos Guimaraes
- Yuren Rubens
- Luiz Marzo
- Leandro Moreira
- Gabriel Maurício
- Miguel Paludo
- Lucas Abreu
- Lino Palladino
- Wanderley Hempit
- Jean Kepler
- Fernando Stropa
- Regis Montibeller
- Renato Tamburini
- JC Nóbrega
- Rafael Hubie
- Carlos Luciano
- Luis Salmaso
A Virtual Challenge Cup Series é um oferecimento de ITS3, soluções em equipamentos para a prática de automobilismo virtual, e F1Mania.net, com organização da Virtual Challenge eSports.