Peugeot conquista vitória histórica nas 24 Horas de Le Mans

Ao cruzar a linha de chegada da 77ª edição das 24 Horas de Le Mans com o Peugeot 908 HDi FAP nº 9 de Marc Gené, David Brabham e Alexander Wurz, seguido do bólido nº 8, pilotado por Franck Montagny, Stéphane Sarrazin e Sébastian Bourdais, a equipe da Peugeot Sport, além de vencer com uma dobradinha a mais tradicional prova de endurance do mundo, colocou fim a um tabu de 16 anos na competição.

“Disputamos a prova como desafiantes, e nossa missão era a de tentar deixar os favoritos para trás. Foi exatamente o que fizemos. Enfrentamos um grande desafio e tivemos sucesso na empreitada. Estou orgulhoso desse trabalho”, disse Olivier Quesnel, diretor da Peugeot Sport.

No total, o carro vencedor disputou 382 voltas em 5.206 km de corrida. Os Peugeot 908 HDi FAP, equipados com motor V12 5,5 L diesel de 700 cavalos de potência, chegaram a mais de 350 km/h na reta do circuito.

Diferentes fatos envolveram os pilotos campeões da corrida. Essa edição da Le Mans foi a 16ª tentativa de vitória de David Brabham, filho do tricampeão de Fórmula 1 Jack Brabham, e cujo irmão, Geoff, participou da equipe Peugeot vencedora em 1993. “É um sentimento indescritível”, comentou o australiano. “A Peugeot Sport nos entregou um carro 100% confiável, e o nosso trio fez uma corrida sem erros”.

O austríaco Alexander Wurz, por sua vez, foi o mais jovem piloto a vencer a clássica prova, em 1996, conquistando, no domingo, sua segunda vitória. “O que fez a diferença? Nos mantivemos na pista longe dos problemas. Tivemos ainda uma grande equipe por trás, com um carro fenomenal. É um sentimento fantástico vencer na França com um carro francês”. Já Marc Gené foi o primeiro espanhol a vencer em Le Mans. “Isso foi a melhor coisa que já ocorreu em minha carreira. Nunca experimentei nada parecido”, concluiu.

Para o Diretor Técnico da Peugeot Sport, Bruno Famin, “o Peugeot 908 HDi FAP demonstrou sua confiabilidade chegando à frente da Audi, que tem sido um time invencível por praticamente uma década. Esse é o resultado não de um, mas de quatro anos de um trabalho duro”.

A Peugeot não vencia as 24 Horas de Le Mans desde o bicampeonato de 1992/1993 com o Peugeot 905.

Classificação final até o sexto lugar:

1 – Gené/Wurz/Brabham Peugeot 908 HDi FAP N°9 (382 voltas, 5.206 km)

2 – Sarrazin/Montagny/Bourdais Peugeot 908 HDi FAP N°8 +1 volta

3 – Capello/Kristensen/McNish Audi N°1 +6 voltas

4 – Charouz/Enge/Mucke Lola Aston Martin N°007 +9 voltas

5 – Panis/Lapierre/Ayari Oreca N°11 +13 voltas

6 – Minassian/Lamy/Klien Peugeot 908 HDi FAP N°7 +13 voltas